Harvey weinstein

TVCine Edition apresenta ‘Vidas Surpreendentes’ em novo especial

O TVCine Edition continua a receber uma maratona especial de documentários durante o mês de janeiro. De Harvey Weinstein, a Justin Fashnau, passando por Mo Farah e Judy Garland, o canal recorda vários temas e figuras inspiradoras entre 15 de janeiro e 5 de fevereiro.

“Os temas mais atuais e controversos, as figuras mais inspiradoras e também as mais polémicas, os ícones do passado, do presente e de sempre, a queda e a ascensão de estrelas são o mote para uma reflexão mais profunda sobre os nossos dias”. É assim que o canal TVCine Edition apresenta quatro filmes, sempre à sexta-feira, pelas 22 horas. Tudo começa com A Queda De Harvey Weinstein, no dia 15 de janeiro, e continua com os trabalhos Jogos Proibidos: A História de Justin Fashanu, Mo Farah: Um Caminho Difícil e Sid & Judy, nos dias 22, 29 e 5 de fevereiro, respetivamente.

A Queda De Harvey Weinstein – Dia 15 – 22h

No primeiro filme deste Especial Documentários, Ursula Macfarlane apresenta um olhar sobre a ascensão e a queda daquele que foi um dos mais poderosos produtores de Hollywood: Harvey Weinstein. O produtor foi acusado, em 2017, de abuso sexual por várias mulheres, o que deu origem ao movimento #MeToo. Para além disso, Harvey Weinstein foi demitido da sua empresa e expulso da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Através de diversos relatos e de uma profunda investigação, é documentado, durante 95 minutos, um dos maiores escândalos sexuais do século.

Jogos Proibidos: A História de Justin Fashanu – Dia 22 – 22h

A  história de Justin Fashanu, o primeiro e único jogador profissional de futebol a revelar a sua homossexualidade, enquanto ainda jogava, é retratada na produção de Jon Carey e Adam Darke. O atacante passou por Nottingham Forest, Norwich, Brighton, LA Heat, Edmonton Brickmen, Manchester City e West Ham e chegou a ser celebrado como uma promessa para a seleção inglesa nos anos 90. Contudo, quando se assumiu publicamente, perdeu o contrato e começou a jogar apenas por clubes menores, até se retirar.

Mo Farah: Um Caminho Difícil – Dia 29 – 22 horas

O filme de Joe Pearlman e David Soutar relata a incrível história de um dos maiores corredores e possivelmente o maior atleta olímpico de sempre do Reino Unido. Foi o primeiro atleta da história a conseguir a dobradinha dos cinco mil e dos dez mil metros nos Mundiais (Moscovo 2013) e Jogos Olímpicos (Londres 2012), bem como nos Europeus, conseguindo-o em Barcelona (2010) e Zurique (2014). Durante 77 minutos, o documentário abre-nos as portas da casa de Mo Farah e deixa-nos conhecer um lado seu nunca antes revelado.

Sid & Judy – Dia 5 – 22 horas

Judy_Garland_Wallpaper_by_Samantha_Louise documentários

Explorada pela indústria que a tornou famosa, Judy Garland morreu aos 47 anos. No último trabalho deste Especial Documentários: Vidas Surpreendentes, Stephen Kijak apresenta um novo olhar sobre Judy, 50 anos após a sua morte trágica e prematura, através de lembranças inéditas do seu terceiro marido, Sid Luft, excertos de filmes, cenas raras e as inimitáveis palavras da artista.

Lê também: 2020 foi o ano com mais filmes realizados por mulheres em Hollywood
Mais Artigos
A Pipoca Mais Doce - Teresa Guilherme
Covid-19 deixa Pipoca Mais Doce fora da gala do ‘Big Brother’