O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Clara de Sousa SIC
Fotografia: D.R.

Clara de Sousa em isolamento profilático preventivo

Precaução surge depois de moderar debate com Marcelo Rebelo de Sousa, cujos testes à Covid-19 se encontram em reavaliação.

A jornalista Clara de Sousa está em isolamento profilático preventivo, depois de ter moderado um debate entre Marcelo Rebelo de Sousa e André Ventura. A precaução surge após os testes do Presidente da República à Covid-19, que se encontram em reavaliação.

Num comunicado publicado no jornal Expresso, a direção de informação da SIC informa que a probabilidade de ter havido contágio é altamente reduzida. Assim, a nota da SIC refere que “apesar de achar – tendo em conta os dados disponíveis – que é altamente improvável que possa ter havido alguma transmissão no estúdio da SIC no dia 6 de janeiro, a jornalista Clara de Sousa está em isolamento até ser testada“. Deste modo, a SIC avança que “o teste deverá ser feito na próxima quarta-feira“.

O Presidente da República tinha anunciado um teste positivo à Covid-19 esta segunda. Um segundo teste deu negativo e levou o chefe de Estado a fazer um terceiro, que também despistou a infeção pelo novo coronavírus.

A pivô da SIC reagiu nas redes sociais, dizendo estar “tudo bem” e que vai “continuar a aproveitar em pleno estes dias de folga, num isolamento preventivo.

Apesar dos testes negativos, as autoridades de saúde indicam que estão a reavaliar a situação clínica de Marcelo Rebelo de Sousa. O chefe de Estado aguardou pelas orientações das autoridades de saúde, que determinaram a participação remota no debate desta terça-feira (12) entre os principais candidatos à Presidência da República.

O debate acontece a partir das 21h55, no Pátio da Galé, em simultâneo na RTP1 e na RTP3. À exceção de Rebelo de Sousa, que participa em vídeo, todos os restantes candidatos estarão presentes, incluindo Marisa Matias e André Ventura, que acusaram resultados negativos no teste à Covid-19. Do mesmo modo, Vitorino Silva também está presente, após a Linha Saúde 24 ter informado que não há razões para que o candidato fique em isolamento profilático. A informação é comunicada através da página oficial do Twitter de cada candidato.

com Tiago Serra Cunha