O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Filomena Cautela
Fotografia: Pedro Pina/RTP

Filomena Cautela quer “explicar a verdade” em novo programa “pertinente”

O regresso de Filomena Cautela à antena da RTP1 ainda não tem data definida, mas parece estar cada vez mais próximo. A apresentadora, que revelou este sábado (9) a primeira promoção ao programa, explica que considera o seu novo projeto “pertinente”, agora que pode “pensar televisão com profundidade”.

As primeiras imagens de divulgação ao regresso de Filomena Cautela não explicam o que trata o novo programa, ainda sem informações reveladas quanto ao conteúdo ou à data de estreia. Na promo, a apresentadora brinca com as frases mais utilizadas na televisão para o anúncio de novos programas.

 

As novas informações surgem em entrevista ao TEATRA, podcast de entrevistas do Teatro Nacional D. Maria II. A também atriz explica que será um projeto distinto do que se tem visto em antena. O objetivo é “chegar a uma fação de pessoas que normalmente não se interessaria pelos temas que eu vou abordar, mas que eu vou tentar ir lá buscá-las, explicando-lhes a verdade”, diz.

“Parece-me que aquilo que está a contaminar todas as crises que temos no mundo é a desinformação generalizada. Muita gente vai buscar informação a locais que não são sérios” e Filomena pretende levar até aos espectadores assuntos que nem sempre são abordados. “A televisão não é sempre pertinente. O meu novo programa vai ser. O que fiz antigamente nem sempre foi, nem pode ser. A televisão não pode ser sempre pertinente”, considera.

O novo formato, considera, é “uma escadaria acima daquilo que eu acho que se pode fazer em televisão”, uma vez que permite “pensar profundamente um assunto e comunicá-lo de uma forma transformadora, com pensamento crítico e de reflexão”.

Em setembro passado, Filomena Cautela revelava que o programa tem a missão de tentar “transformar o mundo em que vivemos num mundo um bocadinho mais justo, um bocadinho mais inteligente, um bocadinho mais curioso e um bocadinho melhor”.

A saída do 5 permitiu “pensar televisão com profundidade”

Em entrevista à jornalista Mariana Oliveira, Cautela confessa estar a “adorar” a pausa que veio com a sua saída do 5 Para a Meia-Noite, porque está “finalmente a pensar televisão com profundidade. É um privilégio absoluto pensar televisão com tempo e profundidade, para poucos”, explica.

Eu demorei muito tempo até me colocarem numa gaveta, dentro das apresentadoras de televisão, em que dizem «epa, vamos deixá-la fazer o que ela acha que é melhor». Demorei muito tempo a chegar aqui, porque sou mulher, porque era miúda, porque me expresso de uma forma histriónica. Demorei muito tempo a ganhar o respeito suficiente para que me dessem tempo e dinheiro, porque em televisão o tempo é dinheiro (…), para que eu pudesse pensar televisão com profundidade. E é isso que estou a fazer agora. Se vai resultar ou não? Who the fuck knows, mas vou tentar”.

No fim de junho do ano passado, a apresentadora saiu do 5 Para a Meia-Noite, onde se estreou em 2009, altura em que o programa ainda era emitido na RTP2. Esteve lá até 2011 e regressou cinco anos depois, quando o talk-show passou a ser exibido na RTP1.

Filomena Cautela apresentou até novembro uma nova temporada do Quer Ser Milionário – Alta Pressão e está atualmente no ar com a repetição dos episódios de I Love Portugal, emitidos aos sábados à noite no primeiro canal.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.