Ruca
Fotografia: Divulgação

‘Ruca’ chega ao fim nos Estados Unidos… e os pais celebram

A série de animação deixa de ser transmitida pela PBS 20 anos depois da estreia nos EUA

A série de animação Ruca chega ao fim nos Estados Unidos. 20 anos após a estreia, a Public Broadcasting Station (PBS) termina a exibição da série, que foi criada em 1997. O anúncio é feito através da conta oficial da estação no Twitter e gerou reações caricatas, com pais a celebrar o final da transmissão do desenho animado.

O desenho animado sobre um rapaz de quatro anos fascinado pelo mundo estreou na PBS Kids em setembro de 2000, terminando a exibição no passado dia de 27 de dezembro de 2020. No entanto, Caillou (título original) tem origem no Canadá, onde estreou no Télétoon, um canal infantil em língua francesa; mais tarde, estreia na versão estação falada em inglês. Entre 1997 e 2010, foram produzidos 144 episódios originais.

A par da PBS, a versão de Ruca falada em inglês é exibida nos EUA no NickelodeonTLC, Discovery KidsDisney Channel ABC Family.

Um suspiro de alívio por parte dos pais

Embora a notícia possa ter desanimado os espectadores mais novos, os adultos tiveram uma reação mais curiosa e ficaram aliviados com a decisão da estação.

De acordo com a TVLine, mães e pais respiram de alívio por Caillou, nome original da personagem, ter saído do ar. “Graças a Deus“, diz Liza Cummings Reilly no Facebook, “aquele miúdo era tão mal educado para a mãe e tão desobediente. Não deixava os meus filhos ver aquilo por essa razão“. Outra mãe diz que Ruca é uma série “deplorável e ridícula“, enquanto outros lhe chamam “a coisa mais irritante da televisão.

No Twitter, vários utilizadores reagem também de forma irónica à partida de Ruca. Por exemplo, no tweet abaixo, um utilizador comenta “adeus, cuidado com a porta“. Outro utilizador comenta com um gif que ilustraria a reação da personagem ao seu próprio cancelamento.

Em Portugal, a série foi também um marco na programação infantil das últimas décadas, tendo sido uma das grandes apostas do Canal Panda. Tal como a PBS, a estação ibérica compra os direitos da série em 2000. A par de Noddy Pocoyo, o desenho animado é uma das imagens de marca do canal e, já na década de 2010, a personagem aparece no Festival Panda.

A série estreou também em 2000 na RTP2, num sucesso que fez aparecer inúmeros DVDs, peluches e livros do Ruca nas lojas portuguesas. Com o declínio da popularidade do desenho animado, a RTP deixa de o transmitir em 2012. O Canal Panda também tira a série do ar nessa altura, com várias repetições nos anos seguintes.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Governo e promotores de festivais reúnem para preparar 2021