Carlos Pereira sobre ‘Soul’: “É aceitável num país em que há tanta gente que ‘sabe falar à preto'”

Carlos Pereira, humorista, guionista e repórter do programa 5 para a meia-noite, reage desta forma, ironicamente, à escolha feita pela Disney, de dobrar as vozes principais do filme Soul com recurso a atores brancos.

Às tantas, o Jorge Mourato faz muito bem voz de africano, não é? Às tantas é uma qualidade sua e ninguém pode dizer nada! Se ele é bom nisso… É completamente aceitável num país em que há tanta gente que sabe falar à preto, seja lá o que isso for. Há tantos brancos que invocam essa qualidade para si, porquê ficar chateado quando há um filme negro e se escolhe um branco?“, ironiza o convidado desta semana do podcast Fita Isoladora, do Espalha-Factos.

Nascido em São Tomé, o humorista é cáustico na reação a esta polémica. “Eu quase posso dizer que não me surpreende. Isto é Portugal, pá. Nós estamos habituados a isto, e quando eu digo nós, não é só nós pessoas negras, pessoas racializadas. Nós. Qualquer pessoa atenta podia antever que isto era expectável. Isto tem a ver com o alheamento e negacionismo que se vivem neste país sobre certos temas“, aponta.

Carlos Pereira
Carlos Pereira (Fotografia: SIC / Reprodução)

O caso em concreto do filme Soul, que está disponível no Disney+, mas também outros exemplos em que falta ainda dar representação às histórias das pessoas negras, estão em debate com Carlos Pereira no episódio conduzido por João Malheiro, Pedro Miguel Coelho e Tiago Serra Cunha que ficou disponível esta quinta (7) nas plataformas de podcast.

Neste episódio, que é o primeiro a ficar disponível pela manhã, são ainda abordados dois novos produtos televisivos: a série Bridgerton, que tem feito sucesso na Netflix, com comentários de Cátia Rocha, ex-editora do EF e jornalista do Dinheiro Vivo, e Sheyla Ventura, ouvinte do podcast, e ainda a estreia de Amor Amor, nova novela da SIC, com a participação de Sara Recharte.

Todos os episódios estão disponíveis para audição nas plataformas SpotifyApple PodcastsGoogle PodcastsAnchorBreaker e RadioPublic.

Os microepisódios desta semana:

 

Mais Artigos
SIC
SIC adia ‘A Máscara’ e emite programação especial com Marcelo Rebelo de Sousa