British Cinematographer

Roger Deakins, Lesley Manville e Toby Jones recebem distinções de honra britânicas

Entre as 1 239 personalidades a serem reconhecidas no esquema de honra britânico de ano novo estão o cinematógrafo Roger Deakins e os atores Lesley ManvilleToby Jones. A distinção é atribuída a individualidades que tenham feito “contribuições extraordinárias” para o Reino Unido.

O agora Sir Roger Deakins, Comendador da Ordem do Império Britânico desde 2013, vai receber o estatuto de Cavaleiro-Comendador. Para além de ser presença regular nas nomeações ao Óscar de Melhor Cinematografia, já foi galardoado por duas ocasiões com a estatueta dourada, pelo trabalho fotográfico em Blade Runner 2049 (2017) e 1917 (2019). Deakins é ainda o cinematógrafo mais premiado de sempre pela Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão, que entrega os famosos BAFTA.

Lesley Manville, conhecida pelas colaborações com o realizador britânico Mike Leigh em filmes como o vencedor da Palma de Ouro Segredos e Mentiras (1996), vai receber a classe de Comendadora da Ordem do Império Britânico pelas mãos da Rainha Isabel II. A atriz atingiu, em 2018, o pico da carreira, ao ser nomeada ao Óscar de Melhor Atriz Secundária pela prestação no filme Linha Fantasma (2017), de Paul Thomas Anderson. Manville já era detentora da classe de Oficial.

Por fim, Toby Jones vai ser indicado como Oficial britânico pelos serviços prestados à representação dramática. O ator é mais conhecido por ter participado em A Toupeira (2011) e nos filmes de super-heróis Capitão América: O Primeiro Vingador (2011) e Capitão América: O Soldado do Inverno (2014), para além de se apresentar de forma regular em teatro. Foi nomeado a um Globo de Ouro pelo trabalho no filme para TV The Girl (2012).

Dada a pandemia de coronavírus, quase 15 por cento das honras vão para bombeiros, profissionais de saúde, professores, polícias e trabalhadores de governo local britânicos.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.