Fotografia: Netflix/Divulgação

‘Outer Banks’. Série da Netflix é acusada de plágio

O sucesso de verão da Netflix foi acusado de se inspirar no livro de um professor da Carolina do Norte.

A série dramática juvenil do serviço de streaming Netflix, Outer Banks, foi acusada de se tratar de uma cópia do livro de um professor de inglês norte-americano.

Kevin Wooten, um professor de inglês do secundário, e também de escrita criativa, avançou com um processo legal no passado dia 21 de dezembro. Wooten afirma que o enredo da série é retirado do seu livro Pennywise: The Hunt for Blackbeard’s Treasure, publicado em 2016. Para além das semelhanças no argumento, a série também partilha a mesma localização, Outer Banks, e o mesmo tipo de protagonistas e antagonistas com motivações e personalidades similares ao livro.

Josh Pate e Jonas Pate, dois irmãos, são dois dos três criadores da série juvenil que se provou um sucesso de verão na plataforma de streaming. Os irmãos Pate partilham a mesma naturalidade que Kevin Wooten, sendo todos naturais do estado norte-americano da Carolina do Norte, onde se localiza Outer Banks. O autor afirma no seu processo que existe uma forte probabilidade dos criadores terem lido o seu romance antes de produzirem a série, pois o livro foi lançado em várias cidades da Carolina do Norte, incluindo em Wilmington, onde um dos irmãos Pate reside.

No processo, Wooten exige a devida compensação pelo uso do seu material na série e pelos danos causados, juntamente com o pagamento dos direitos autorais, assim como créditos atribuidos devidamente na série. O documento com todas as acusações e exigências do caso pode ser encontrado aqui.

Até ao momento, a Netflix ainda não emitiu nenhum comunicado oficial em relação à acusação de plágio. Outer Banks estreou na Netflix em abril de 2020, altura em que foi bem recebida pelo público durante o confinamento, dada a pandemia de Covid-19. Em julho, os fãs receberam a boa notícia de que a série seria renovada para uma segunda temporada, mas esta ainda não tem data prevista de estreia.