O WhatsApp vai deixar de funcionar em certos telemóveis a partir de janeiro de 2021. A aplicação de mensagens que pertence ao Facebook passa a não suportar alguns sistemas operativos.
Deste modo, à medida que a aplicação começar a ser eliminada dos dispositivos mais antigos, não poderá voltar a ser instalada. O encerramento anual do suporte do aplicativo para algumas versões mobile não é novidade para o público, mas agora há um diferencial: esta será a primeira vez em que o primeiro iPhone, lançado em 2007, não poderá executar a aplicação de mensagens.
Lê também: RTP acaba com passatempos de chamadas de valor acrescentado
No entanto, ainda pode haver uma solução. Se existir a possibilidade de atualização do software existente no dispositivo móvel, o problema poderá estar resolvido.
No caso de dispositivos pertencentes à Apple, qualquer iPhone que funcione com um sistema operativo anterior ao iOS 9 deixará de suportar o WhatsApp. Neste caso especifico, espera-se que apenas o iPhone 4 (de 2010) e os anteriores não suportem um novo sistema operativo. Isto quer dizer que todos os telemóveis e tablets posteriores a este lançamento poderão continuar a utilizar a aplicação normalmente. Se operarem com o iOS 9, terão apenas de atualizar para uma versão mais recente, e o problema encontram-se resolvido.
No casos dos dispositivos que operam com um sistema Android, a versão limite é a 4.0.3, lançada em 2012. Assim como no caso anterior, quem possuir um um dispositivo anterior a essa data será, também, afetado.
Os efeitos desta mudança começam a ser sentido já esta semana, mas espera-se que o processo decorra de forma gradual.
Os telemóveis que ficarão automaticamente sem acesso à aplicação são:
- iPhone
- iPhone 3G e 3GS
- iPhone 4
- LG Optimus Black (e modelos anteriores)
- Motorola Droid Razr
- Samsung Galaxy S2
- HTC Desire
Os telemóveis que poderão continuar a ser utilizados, mas precisam de uma atualização são:
- iPhone 4S
- iPhone 5 e 5S
- iPhone 6 e 6S
- LG Lucid
- Motorola Droid 4
- Sony Xperia Pro
- HTC Sensation
- HTC Thunderbolt 4G
- Samsung Galaxy Note
- Samsung Galaxy S3 (e modelos posteriores)