RTP Aqui Portugal
Reprodução/RTP

RTP acaba com passatempos de chamadas de valor acrescentado

A publicidade deixará de existir nos espaços de informação digitais da estação

RTP vai restringir, em 2021, a utilização de chamadas de valor acrescentado nos programas de entretenimento da estação, seguindo uma recomendação da Provedora da Justiça. Também o digital sofre alterações, com o fim da publicidade vídeo no website e na APP RTP Notícias.

Em comunicado, a RTP informa que “decidiu deixar de colocar publicidade em formato vídeo no início ou a interromper os conteúdos noticiosos, tanto no site da RTP Notícias como na APP RTP Notícias”, “com o objetivo de garantir uma experiência de excelência”. A estação pública deixará, assim, a partir do próximo ano, de utilizar os espaços de Informação das plataformas digitais para exploração comercial.

Passatempos de valor acrescentado terminam

As novas regras da estação sentir-se-ão também no âmbito das chamadas de valor acrescentado, “usadas pelos operadores de televisão para interatividade com o público”. A RTP restringirá a utilização desta estratégia comercial, passando “a utilizar IVR`s apenas em campanhas de responsabilidade social e humanitárias a que se associe, uma prática comum e reconhecida pelo público”.

Esta alteração será sentida nos programas de entretenimento, sendo que a estação “mantém a utilização desta ferramenta unicamente em programas em que a participação do público seja fundamental” – de que são exemplos o Festival da Canção, as 7 Maravilhas de Portugal ou o The Voice Portugal. “Todas as iniciativas associadas a concursos/passatempos com atribuição de prémios deixarão de fazer parte dos programas de Entretenimento da RTP a partir de janeiro”, frisa o comunicado.

As novas regras surgem depois de, em novembro, a Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, ter recomendado ao Governo a proibição das linhas telefónicas de valor acrescentado, iniciadas em 760 e 761. Os dois canais generalistas privados reagiram, na altura, em comunicado conjunto, advogando que “a Recomendação carece de fundamentação, não se baseia em elementos técnicos objetivos“.

“A proibição da realização dos concursos televisivos que recorrem à utilização de chamadas teria um forte impacto sobre os operadores televisivos SIC e TVI e sobre outros elementos da cadeia de valor”, afirmaram.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Mulher Maravilha é um filme escrito, realizado e protagonizado por mulheres
Cinemas registam melhoria e ‘Wonder Woman 1984’ continua em primeiro