Fonte: Sábado

Diário de Notícias regressa às bancas em formato diário

A publicação, fundada em 1984, regressa com periodicidade diária, procurando renovar o seu alinhamento

Esta terça-feira (29), o Diário de Notícias regressa às bancas com periodicidade diária, após um ano e meio de maior foco no digital enquanto semanário.

O retorno às origens coincide com o 156.º aniversário da publicação, fundada em 1864. Desta vez, a estratégia de inovação passa por secções variadas e um novo grafismo, desenvolvido pelo diretor de arte do jornal Rui Leitão.

Em entrevista à plataforma Meios&Publicidade, Rosália Amorim, diretora do Diário de Notícias desde novembro deste ano, revela o que está “por trás das câmaras” da nova edição, descrita, nas palavras da própria, como um grande passo para “a liberdade e democracia portuguesa”.

“É incrível como esta marca resiste e como agrega em seu redor os portugueses, que a respeitam, admiram e têm uma forte relação emocional com este órgão de comunicação social escrito”, afirma a diretora.

Amorim revela ainda as maiores diferenças entre o diário e o semanário, baseadas na escolha de um rumo “mais noticioso”. “Na era anterior […] seguiu-se um caminho mais revisteiro ou, se quiser, em estilo magazine. Já num diário, claramente o caminho terá de [focar] a agenda mediática e a agenda política”, declara.

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades

Assim, a prioridade incide nos “grandes temas da política, mas também da economia”, sem esquecer os “temas da sociedade portuguesa, entre os quais hoje se destacam assuntos como a gestão da pandemia e a vacina covid-19, entre outros”.

A nova secção Local dará, também, voz às “grandes cidades”, além da área metropolitana de Lisboa. Por outro lado, os pontos fortes do jornal continuam a ser reforçados, através da “área de internacional, do desporto e da cultura”.

Todavia, a aposta numa edição física não surge por acaso. O desejo de responder à onda de desinformação sentida no contemporâneo acabou por influenciar a reformulação do diário.

“O título já passou por várias transformações, respondendo às dificuldades de cada momento histórico. Este momento que vivemos, de forte desinformação em várias plataformas de comunicação, exige claramente mais diários nas bancas, garantindo pluralidade”, afirma Amorim.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Bem Me Quer Artur e David
‘Bem Me Quer’ ultrapassa ‘Amor Amor’ e torna-se novela mais vista do dia