Com a chegada do novo ano, a RTP1 recebe também a estreia de Variações. O filme de João Maia, protagonizado por Sérgio Praia, retrata os últimos anos de vida do músico português e chega ao canal estatal no dia 1 de janeiro, pelas 22 horas.
O filme chega agora ao canal um para apresentar António Variações como um homem único. O ícone da música pop portuguesa nasceu numa pequena aldeia em Amares, no norte de Portugal. Em tenra idade, infeliz com a vida de trabalho numa fábrica local, decide ir para Lisboa para ficar em casa de familiares. Contudo, com sede de mais, emigra e começa a trabalhar como barbeiro.
Mesmo assim, não fica totalmente feliz, porque o amor pela música e pela performance era mais forte. É assim que regressa a Portugal, para cantar na sua própria língua, mesmo sendo vítima do preconceito devido à sua aparência e excentricidade. Assim, sem qualquer conhecimento sobre música, António Variações vai lutar pelo seu direito de fazê-lo da maneira que ele acredita ser a melhor.
Variações estreou nos cinemas portugueses a 22 de agosto de 2019 e rapidamente conquistou a atenção do público. Só no dia em que estreou, o filme de João Maia levou 12.406 espectadores às salas portuguesas, número que, até à semana seguinte, o tornou no trabalho português mais visto desse ano.
O sucesso de bilheteira foi notório e hoje o filme sobre António Variações é já o quinto mais visto em Portugal desde 2004. Segundo dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), cerca de 278.000 espectadores viram a película. Variações apenas é superado pelo Filme da Treta (278.956), 7 Pecados Rurais (324.148), O Crime do Padre Amaro (380.671) e o Pátio das Cantigas, que soma mais de 608.000 espectadores.
Lê também: As conquistas de ‘Variações’, o filme nacional do ano em 2019
A produção arrecadou vários prémios, nos quais se destacam os Prémios Sophia de Melhor Ator Principal, Melhor Ator Secundário, Melhor Som, Melhor Guarda-Roupa, Melhor Maquilhagem e Cabelos, Melhor Banda Sonora Original e Melhor Canção Original.
Variações é o retrato de um homem único que se tornou num ícone da música portuguesa, até aos seus últimos dias de vida e mesmo na posterioridade. A produção de João Maia chega à RTP1 para abrir de forma musical o ano de 2021.
O filme faz parte da programação de ano novo da RTP1: depois de Vera Kolodzig e João Paulo Rodrigues prestarem provas de conhecimentos no Joker, Variações vai para o ar pelas 22 horas. Ao final da noite, chega o vencedor de três Óscares, Green Book – Um Guia Para a Vida.