O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Spotify
Foto: Fixelgraphy / Unsplash

“O pior de 2020”. Conhece o ‘bot’ que te diz o quão má é a música que ouves

A aplicação classifica cada utilizar do Spotify tendo um conta as classificações de vários críticos e publicações de música

O jornal digital The Pudding lançou um projeto de Mike Lacher Matt Daniels, que avalia quão mau é o teu Spotify. O projeto ganhou popularidade em dezembro deste ano, depois do habitual Spotify Wrapped

Enquanto Lacher é um escritor freelancer, Daniels é um digital creator, que diz perseguir a fama na internet desde 2014. Assim, os dois juntaram-se para criar uma aplicação para The Pudding. Segundo a aplicação, esta foi treinada seguindo uma base de dois milhões de indicadores de música objetivamente boa”. Ou seja, nesta lista constam publicações como a Pitcfork, Stereogum, BrooklynVegan, e o youtuber Anhtony Fantano, crítico de música.

Assim, esta aplicação é uma paródia do Spotify Wrapperd, que todos os anos revela aos utilizadores o que estes mais ouviram nos últimos meses.  Então, na página principal da aplicação, vê-se versões modificadas das playlists criadas automaticamente pelo Spotify. Ou seja, temos “Pior de 2020“, ao invés de “Melhor de  2020“, ou “Isto é o Básico”.

The Pudding
Página inicial da aplicação de ‘The Pudding’

Depois de fazer log-in com o Spotify, a aplicação avisa que a plataforma limita a quantidade de utilizadores que podem fazer o teste. Então, pode demorar algum tempo até ser permitido.

Lê também: Spotify prepara-se para incorporar detetor de plágio

Assim que o acesso é permitido, somos bombardeados com comentários pretensiosos. Por exemplo, “A sério que ouves a ‘Make You Feel My Love‘ do Bob Dylan?“. Depois, seguem-se opções de resposta, como “Sim“, “Não” e “Partilho a minha conta com outra pessoa“. No entanto, nada impede os comentários condescendente da aplicação.

The Pudding
Uma das observações e questões da aplicação

Por fim, o bot atribui uma descrição cheia de adjetivos para caraterizar o gosto de cada utilizador. Estes podem ser “k-pop-for-breakfast-wet-ass-kombucha-brewing bad“, por exemplo. O bot também informa quão “básico” o gosto musical de cada um é. Contudo, por mais baixa que seja a percentagem, prosseguem comentáros como “não estás a enganar ninguém“.

No entanto, The Pudding é um jornal on-line, independente desta aplicação. O jornal diz “explicar ideias debatidas culturalmente, a partir de vídeo-ensaios“. Assim, o projeto salienta que “os vídeo-ensaios são uma nova forma emergente de jornalismo“, pois “as histórias visuais tornam as ideias mais acessíveis“.