Slow J hip hop
Fonte: Divulgação

À Escuta: Hip hop impera entre os lançamentos da semana

Na edição desta semana do À Escuta, rubrica semanal do Espalha-Factos que destaca os lançamentos mais recentes da música portuguesa, imperam as edições do hip hop tuga: Slow-J lançou um disco surpresa, e SippinpurpLucy Valx-tinto editaram single novos. Realçamos, ainda, novos singles de OdeteSiricaia, Mito, e Quase Nicolau e o novo EP de RLGNS com participação de Vasco Completo.

sLo-Fi Beats, o disco de beats surpresa de Slow J

Slow J abriu a semana em grande com um disco que apareceu sem aviso prévio. Em sLo-Fi Beats, o artista foca-se no estilo Lo-fi e na sua estética minimalista para realizar “uma produção caseira que relaxa e leva a mente onde, por agora, o corpo não pode ir“. O disco, composto por nove canções instrumentais (ou beats), entra precisamente na onda da playlist viral “lofi hip hop radio – beats to relax/study to“, com músicas compostas para relaxar, “recolher e olhar para dentro“.

Após a edição dos singles ‘bem vindo a casa’ e ‘Nada a Esconder‘, Slow J volta a mostrar o seu exímio domínio na arte da produção: todas as músicas foram produzidas e misturadas por ele, com a ajuda de Pedro Dias na última faixa. A masterização ficou por conta de Guilherme Vales e o álbum está disponível em cassete na Sente Isto.

Tradição e contemporaneidade no ‘Jantar de Família em Aldeia do Chão

Jantar de Família em Aldeia do Chão‘ é o novo tema de Siricaia, dupla aveirense formada por Susie Filipe, vocalista e baterista, e Vítor Hugo, vocalista e guitarrista (em modo White Stripes portugueses). O single mescla o contemporâneo e a tradição, regressando às raízes da música tradicional portuguesa e adicionando o seu próprio twist. Do álbum de estreia, Família Fandango, que está programado para o início de 2021, já foram desvendadas outras duas canções, ‘YéYé‘ e ‘Os devaneios Da Avó Floripes‘. A dupla, que tem espalhado magia em concertos, abrindo o palco a artistas como Legendary Tigerman, participou do festival Play it Safe, do Gig Club.

A ideia por trás do disco está assente numa “viagem do tempo, desde a segunda metade do século passado até aos dias de hoje“. Assim, os Siricaia pretendem imprimir a sua identidade única e a vida quotidiana num conjunto de 11 canções que se complementam.

Sippinpurpp regressa com ‘1000 Jogos

Um ano e alguns dias após a edição do EP de estreia 3880, Sippinpurpp está de regresso com ‘1000 Jogos‘, num registo ligeiramente diferente daquele que o rapper nos habitou. Com uma harmonia a puxar para o boom bap, ‘1000 Jogos‘ confirma que as raízes do artista estão bem assentes no hip hop tuga e mostra o seu respeito pelos artistas do meio.

benji price esteve a cargo da produção e Sassá Nascimento da masterização. O vídeo-clipe, realizado por Guilherme Brás, acompanha a cadência de desabafo que Purpp exterioriza na canção.

MITO edita primeiros singles do disco A Razão é Óbvia

Vida de Cão’ e ‘Vida de Cão II’ são os primeiros avanços da dupla lisboeta MITO – os dois singles farão parte do disco A Razão é Óbvia, a editar no início do próximo ano. Pedro Zuzarte Manuel Siqueira carregam um “romantismo profundo” respaldados pelo imaginário urbano, neon e pop e pela veia experimental do grupo.

O estilo da dupla está assente em “traços de pop-eletrónico de origens indefinidas, que explora a nossa língua materna de uma forma única“. Nas suas próprias palavras, ‘Vida de Cão‘ é sobre “perseguir um sonho apesar da resistência familiar, social e de nós mesmos” e descreve, “sarcasticamente, a percepção desta nossa vida aos olhos dos outros“. O vídeo-clipe que acompanha a canção mostra precisamente a alma experimental e inovadora da banda e conta com realização de Joana Linda.

Xtinto e benji price colaboram em ‘Éden

Xtinto junta-se a benji price para dar vida a ‘Éden‘. O rapper oureense retorna após a edição do single ‘Marfim’, em abril deste ano e conta agora com mistura e masterização do músico e produtor benji price. A dupla partilha ‘Éden‘ em tom motivacional e faz uso de um refrão orelhudo para ultrapassar os aborrecimentos do ano que agora finda.

A faixa conta com instrumentais de GHXST e DJ Pain e chega acompanhada de um vídeo-clipe que remonta ao imaginário urbano, realizado por Billy Verdasca e Steven Ferreira.

RLGNS juntam-se a Vasco Completo em passionately uncaring

RLGNS são Escumalha e João Medley, um duo lisboeta que, desde que se conheceram no meio da cena punk, figuraram em conjunto uma nova sonoridade que vai do shoegaze à ambient. A dupla virou trio com a participação de Vasco Completo, músico que cruza os mundos do trip-hop e do R&B, com pitadas de downtempo.

passionately uncaring é o resultado de uma parceria há muito idealizada, que ilustra perfeitamente a aura ambient convocada pelo trio. O minimalismo lo-fi não escapa ao conjunto que, num EP de duas faixas junta nostalgia e melancolia caótica.

Odete mostra aura experimental em ‘Lamento

Lamento‘ é o novo single experimental de Odete, artista que cruza o techno, o club e o breakbeat numa canção rica em harmonias e tonalidades. O seu estilo já foi dado a conhecer em Amarração, editado em junho de 2019, ou em AIR, FIRE, EARTH AND WATER BENDERS UNITE, ainda em abril deste ano. Para além da estética fora da caixa e de vídeo-clipes arrebatadores, Odete realça-se no panorama pelo seu trabalho ativista: todos os fundos arrecadados pela canção ‘Lamento‘ serão encaminhados para a Casa T Lisboa, uma casa de acolhimento para pessoas transsexuais imigrantes.

Lucy Val edita novo single, ‘Zero

Zero‘ é o novo single de Lucy Val, o rapper que se deu a conhecer no início do ano com as canções ‘Valentino‘ e ‘Bicho‘. Com produção de Um6ra e Kidonov, ‘Zero‘ vem reafirmar a posição de Lucy Val enquanto um newcomer de cada vez mais valor no panorama do trap português, através de rimas orelhudas e uma beat memorável.

A harmonia não é a única coisa que salta à vista: os visuais, obtidos pela mão de Gonçalo Afonso, também ganham um lugar de destaque em ‘Zero’.

 

Mais Artigos
Jogos Olímpicos
RTP anuncia planos de transmissão dos Jogos Olímpicos de Tóquio