A União Europeia (UE) lançou a aplicação Re-open EU, que fornece informação sobre as restrições em vigor, relativamente à atual situação pandémica, em cada um dos 27 Estados-membros, e também no Reino Unido. A app é gratuita e está disponível para Android e iOS em 24 línguas, incluindo português.
Viajar já foi mais fácil. Desde os testes negativos à Covid-19, à entrada do país, até ao recolher obrigatório, passando pela proibição de ajuntamentos ou o uso obrigatório de máscara na via pública e espaços fechados, muitas são as restrições impostas nos diferentes Estados-membros da UE.
Para ajudar os cidadãos europeus a planear as suas viagens de forma segura e saudável, surge esta aplicação que fornece informação de cada país sobre o uso de máscara, as regras de distanciamento físico, o número máximo de pessoas num ajuntamento, entre outras medidas impostas para combate à pandemia.
Também é possível saber, de forma atualizada, o número de casos diários de Covid-19 de cada país, através dos dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC). Cada país europeu está pintado com uma cor: as regiões pintadas a vermelho são as mais críticas, as laranjas surgem a seguir, depois as amarelas, o que significa que há restrições a cumprir, e, por último, as regiões a verde, onde não vigora qualquer tipo de restrição.
O objetivo da União Europeia com esta aplicação é permitir que o turismo seja retomado, de forma gradual e segura. “A plataforma Re-open EU fornece dados atualizados e informação essencial para que possam começar a explorar a Europa de forma segura, outra vez”, afirma Mariya Gabriel, Comissária para a Inovação, Pesquisa, Cultura, Educação e Juventude.
Será possível também adquirir, através da app, vouchers de patrocínio, ou seja, vales para restaurantes e hotéis que podem ser usados numa data posterior.
Para além da aplicação, o serviço também está disponível no site Re-open EU.