Cidadã da União Europeia com app sobre pandemia Covid-19
Fotografia: Facebook/European Commission

União Europeia lança app para ajudar quem viaja em tempo de pandemia

A União Europeia (UE) lançou a aplicação Re-open EU, que fornece informação sobre as restrições em vigor, relativamente à atual situação pandémica, em cada um dos 27 Estados-membros, e também no Reino Unido. A app é gratuita e está disponível para Android e iOS em 24 línguas, incluindo português.

Viajar já foi mais fácil. Desde os testes negativos à Covid-19, à entrada do país, até ao recolher obrigatório, passando pela proibição de ajuntamentos ou o uso obrigatório de máscara na via pública e espaços fechados, muitas são as restrições impostas nos diferentes Estados-membros da UE.

Para ajudar os cidadãos europeus a planear as suas viagens de forma segura e saudável, surge esta aplicação que fornece informação de cada país sobre o uso de máscara, as regras de distanciamento físico, o número máximo de pessoas num ajuntamento, entre outras medidas impostas para combate à pandemia.

Também é possível saber, de forma atualizada, o número de casos diários de Covid-19 de cada país, através dos dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC). Cada país europeu está pintado com uma cor: as regiões pintadas a vermelho são as mais críticas, as laranjas surgem a seguir, depois as amarelas, o que significa que há restrições a cumprir, e, por último, as regiões a verde, onde não vigora qualquer tipo de restrição.

O objetivo da União Europeia com esta aplicação é permitir que o turismo seja retomado, de forma gradual e segura. “A plataforma Re-open EU fornece dados atualizados e informação essencial para que possam começar a explorar a Europa de forma segura, outra vez”, afirma Mariya Gabriel, Comissária para a Inovação, Pesquisa, Cultura, Educação e Juventude.

Será possível também adquirir, através da app, vouchers de patrocínio, ou seja, vales para restaurantes e hotéis que podem ser usados numa data posterior.

Para além da aplicação, o serviço também está disponível no site Re-open EU.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Marta Temido
Marta Temido dá ‘Grande Entrevista’ na RTP3 em pico da pandemia