Listen
Fotografia: Divulgação

‘Listen’ é desclassificado dos Óscares devido à falta de diálogos em português

O filme português foi desclassificado por mais de metade do diálogo ser em inglês

Listen, filme de Ana Rocha de Sousa escolhido para representar Portugal na categoria de Melhor Filme Internacional, foi afastado da corrida aos Óscares, devido a apenas 32% da película ser falada em português.

A Academia vetou o filme português por mais de metade do diálogo ser em língua inglesa. Segundo as regras, os filmes a concorrer na categoria destinada aos filmes estrangeiros devem ter pelo menos 50% dos diálogos em língua não-inglesa.

A Academia Portuguesa do Cinema emitiu uma nota oficial onde refere que a Academy of Motion Picture Arts and Sciences informou que, “após análise do filme Listen, de Ana Rocha de Sousa, o International Feature Film Executive Committee considerou a candidatura não elegível e solicita o envio de um novo candidato com a máxima urgência possível”.

A desqualificação do filme português já gerou reações nas redes sociais, nomeadamente de Gonçalo Waddington. O realizador de Patrick partilhou na sua página de Instagram o seu desagrado em relação à academia portuguesa. “É pena que a Academia Portuguesa desconheça a regra da língua que consta no regulamento dos Óscares da Academy of Motion Pictures, Arts and Sciences”, partilhouAté ao momento, nenhum dos envolvidos na produção do filme candidato agora desclassificado fez qualquer declaração pública sobre esta alteração.

A desqualificação de Listen obrigou a academia a abrir uma votação relâmpago. Esta votação vai realizar-se entre as 00h do dia 18 de dezembro e termina às 23h59 de dia domingo (20). São três os filmes nomeaos pré-selecionados: Mosquito de João Nuno Pinto, Patrick de Gonçalo Waddington e Vitalina Varela de Pedro Costa.

Listen foi um dos grandes filmes portugueses do ano

O filme protagonizado por Lúcia Moniz conta a história de uma família portuguesa emigrada no Reino Unido. Os três filhos são retirados do seio do agregado pelos serviços sociais ingleses, que consideram que a segurança das crianças se encontra em risco.

Listen é a primeira longa metragem da realizadora Ana Rocha de Sousa. O filme foi o vencedor do prémio Leão do Futuro, no Festival de Internacional de Cinema de Veneza e tornou-se rapidamente a película nacional mais vista do ano, apesar do contexto de enorme depressão do mercado cinematográfico português.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
televisão
Podcast. As primeiras novidades da televisão em 2021