Mãe Energia TVI Guia TV
Fotografia: Pedro Fernandes/Instagram

Guia TV: ‘Mãe Energia’ estreia na TVI e RTP e SIC apostam no cinema

A uma semana do Natal, o fim-de-semana vai ficar marcado pela estreia de Mãe Energia, na TVI, por as tardes e noites de cinema na SIC e na RTP e por Especiais de canais generalistas. Neste Guia TV, o Espalha-Factos reúne-te as melhores sugestões televisivas entre os dias 18 e 2o de dezembro.

Sexta-feira, 18 de dezembro

Um Amigo Extraordinário, TVCine Top (21h30)

Tom Hanks em Tom Hanks em A Beautiful Day In The Neighborhood

Para iniciar o Guia TV desta semana, o TVCine Top estreia em exclusivo na televisão o filme de Marielle Heller, protagonizado por Tom Hanks. Um Amigo Extraordinário apresenta Lloyd Vogel (Matthew Rhys), um jornalista de investigação que se vê obrigado a escrever um artigo sobre Fred Rodgers (Hanks) e o seu trabalho. Este foi um antigo apresentador televisivo na PBS durante décadas, à frente do programa Mister Rodger’s Neighborhood. A tarefa vai ser confusa, mas interessante, pela natureza pouco típica do protagonista.

O Rapaz do Tambor, RTP1 (22h51)

Esta sexta-feira, o projeto Trezes apresenta a obra original de Fernando Namora através do olhar do realizador Filipe Henriques. Esta é a história de Jaime (Rodrigo Santos), um jovem introvertido que sofre com as humilhações que lhe infligem os colegas de colégio. O pai (Miguel Damião) é diretor do colégio, mas encontra-se distante e trata-o com indiferença. Contudo, com o apoio da mãe (Sandra Santos), Jaime encontra num quadro, de um rapaz com um tambor à frente das tropas em batalha, a inspiração e o exemplo de coragem que o irão transformar num herói improvável na luta contra a opressão. O telefilme conta ainda com a participação de Rodrigo Santos, Gonçalo Botelho e Duarte Grilo.

Sábado, 19 de dezembro

Big Brother — A Revolução — Em Festa, TVI (17h)

Este sábado, a partir das 17 horas, o Big Brother — A Revolução entra em modo de festa. Maria Botelho Moniz e Mafalda de Castro vão receber muitos convidados ligados, de alguma forma, ao formato. Por sua vez, Teresa Guilherme também vai participar, com um papel que “promete surpreender todos”, de acordo com a produção. Vão ver-se duelos inesperados e segredos revelados. Também não vai faltar música com Calema, Toy, padre Guilherme, mais conhecido por padre DJ, Diogo Abrantes, irmão do concorrente André. Andreia, Luís, Bruno, Flávio Furtado, Susana Dias Ramos, Tiago Luan (Casa dos Segredos 7), Liliana Filipa e Daniel Gregório, Diana, Joana, André Filipe e Sandra também vão participar com variadas intervenções.

Um Desejo de Natal, SIC (17h50)

Mariana Pacheco e Um Desejo de Natal

O telefilme preparado especialmente para o Natal da SIC é uma história de encontros e desencontros, amor e esperança. “Há histórias em português que merecem um final feliz” é o mote do projeto natalício que conta com a participação de várias caras conhecidas, como Cláudia Vieira, João Manzarra, José Fidalgo, Sara Matos, Oceana Basílio, Soraia Chaves, Tiago Teotónio Pereira, Joana Solnado e Mariana Pacheco. Com estreia no Natal de 2019, o telefilme regressa para o Guia TV no último fim-de-semana antes do Natal.

Mãe Energia, TVI (19h)

Mãe Energia TVI Guia TV
Fotografia: Pedro Fernandes/Instagram

O novo formato da TVI, que vai para o ar já este sábado, trata-se de uma série, liderada por Dolores Aveiro Pedro Fernandes. A série é composta por sete episódios, realizada em parceria com a Galp. O primeiro arranca este sábado, na casa de Dolores Aveiro, no Funchal. Porém, a casa da família no Algarve também vai fazer parte do cenário do programa.

Verdade Debaixo de Fogo, TVCine Top (21h30)

O filme de Todd Robinson conta a história verídica do herói da Guerra, William Pitsenbarger (Jeremy Irvine), o primeiro aviador a receber a título póstumo a mais alta honra militar por ter morrido para salvar os seus colegas. Tudo aconteceu a 11 de abril de 1966, na Guerra do Vietname, onde trocou a oportunidade de fugir do campo de batalha no último helicóptero para salvar os soldados feridos. Depois de resgatar 60 homens, acaba por ser morto por uma bala inimiga. O trabalho conta com a participação Samuel L. Jackson, Christopher Plummer, William Hurt, Ed Harris, Diane Ladd, Bradley Whitford e Sebastian Stan.

O Império do Sol, RTP1 (00h30)

O filme de Steven Spielberg, nomeado para seis Óscares em 1988, remonta a 1941, quando o Japão abre um novo teatro de guerra na Ásia, numa altura em que a China estava há já três anos sob ocupação japonesa. No meio da confusão que se instala em Xangai, com a entrada do exército nipónico, Jim Graham, um rapaz inglês de dez anos, separa-se dos pais e perde-se no meio da multidão. É encontrado por Basie, um aventureiro americano que o recolhe até acabarem por ser enviados, juntamente com outros prisioneiros ocidentais, para um campo de concentração. No meio do medo, insegurança, fome, promiscuidade, violência e morte, Jim não se deixa dominar pelo infortúnio e transforma-se num génio do comércio clandestino dentro do campo de concentração.

Domingo, 20 de dezembro

Marley & Eu, Canal Cinemundo (10h20)

Marley & Eu Guia TV

No momento para toda a família deste Guia TV, os recém-casados John e Jenny Grogan adotam um cão a que chamam de Marley, para se prepararem para ter filhos. O que eles não esperavam era que a energia do novo elemento da família lhes virasse a casa do avesso. No entanto, apesar de todas as tropelias, Marley vai acabar por trazer ao de cima o melhor de cada um deles. O filme conta com a participação de Owen Wilson, Jennifer Aniston, Eric Dane, Kathleen Turner e Alan Arkin.

(Re)Começos, TVCine Top (21h30)

No filme de Drake Doremus, Daphne vive em casa da irmã, após se divorciar. Lá, assiste a várias discussões entre ela e o cunhado, o que só faz aumentar o seu desespero relativamente às relações a longo prazo. Numa festa, conhece dois homens por quem se sente atraída de imediato, mas por motivos muito diferentes: um deles é um espírito livre, rebelde, imprevisível e sempre pronto para a aventura; o outro é discreto, inteligente, sensível e tem uma carreira promissora. Incapaz de escolher entre dois polos tão opostos, Daphne oscila entre um e outro, aproveitando o melhor que cada um tem para lhe oferecer. Contudo, isto não vai correr bem.

Convidado de Honra, RTP1 (00h30)

A fechar o Guia TV desta semana, o drama de 2019 de Atom Egoyan apresenta Jim e a sua filha Verónica, uma jovem professora de música do ensino secundário. Após estar implicada num grande equívoco, a filha de Jim é falsamente acusada de abusar da sua posição de autoridade sobre um jovem de dezassete anos, Clive. Porém, Verónica mostra-se convencida da justeza da sua punição, que reporta a outros crimes do passado. Confuso e frustrado perante a intransigência da filha, a angústia do pai começa a repercutir-se no seu trabalho enquanto inspector alimentar, levando-o a usar a sua influência sobre pequenos restaurantes. O projeto conta com a participação de David Thewlis, Laysla De Oliveira, Luke Wilson e Rossif Sutherland.

Outros destaques:

  • Durante o fim-de-semana, a RTP2 vai transmitir ainda os filmes Piaggio, Um Sonho Italiano, de Umberto Marino, e Deste Lado da Ressurreição, de Joaquim Sapinho, ambos no sábado, pelas 19h05 e 23h05, respetivamente, bem como o documentário A Obra, de Jairus McLeary e Gethin Aldous, no domingo, pelas 00h15. A RTP Memória transmite também o filme O Amigo Americano, no domingo, pelas 22h30.
  • O canal Cinemundo apresenta o Especial Rambo, com os três primeiros filmes da saga protagonizada por Sylvester Stallone, todos os dias pelas 22h30.
  • TVCine Action continua também neste Guia TV com o Especial Eddie Murphy, com a maratona de O Caça Polícias, todos os dias pelas 22h30. Já o TV Cine Edition inicia este sábado o Especial Clássicos: James Coburn, com o filme Tempestade na Jamaica, a ser transmitido pelas 22h00.
  • Por sua vez, o AXN Movies prolonga o Especial Das Páginas Para o Ecrã pelo penúltimo sábado, com os filmes A Fogueira das Vaidades, de Brian de Palm (17h30), Revelação, de Barry Levinson (19h), T2 Trainspotting, de Danny Boyle (21h10), e Vício Intrínseco, de Paul Thomas Anderson (23h10).
Lê também: Há um festival online gratuito de cinema europeu na Filmin de 18 a 24 de dezembro
Mais Artigos
Lupin
‘Lupin’ ultrapassa estreias de ‘Bridgerton’ e ‘Gambito de Dama’ na Netflix