NOS Primavera Sound
Fotografia: Primavera Sound Porto Fanpage/Facebook

A ‘Uncancel Collection’ dá nova vida ao merch dos eventos que não aconteceram

A iniciativa aproveita o merchandise de eventos cancelados para angariar dinheiro para a caridade.

O merchandising produzido para os eventos cancelados de 2020, pode agora ver a luz do dia através uma iniciativa de caridade. A Uncancel Collection resgatou o apetecido merch de alguns dos principais festivais e eventos portugueses para o vender em apoio aos trabalhadores da cultura.

O projeto junta vários tipos de produtos promocionais de vários eventos cancelados, revertendo as receitas da venda ao público para a União Audiovisual (UA) e profissionais do mundo das artes e entretenimento, que se encontram a enfrentar dificuldades.

No site da iniciativa é possível encontrar produtos de eventos como o NOS Alive, Super Bock Super Rock, Worten Game Ring, Vodafone Paredes de Coura ou o Nos Primavera Sound, entre outros. Para quem quiser apenas fazer uma doação, existe também a possibilidade de adquirir uma t-shirt digital com o custo de 5 euros.

A ideia surgiu pela empresa publicitária independente Stream and Though Guy, com intenção apoiar o trabalho da União Audiovisual. Esta organização tem como objetivo auxiliar os trabalhadores do setor da cultura, que viram a sua atividade profissional parar quase por completo devido à pandemia de Covid-19.

Fundada devido ao pedido de ajuda de muitos profissionais da área, a União Audiovisual organiza recolhas de donativos – quer diretos ou através de eventos com entradas pagas em bens alimentares – e procede também à distribuição dos mesmos, para trabalhadores da área em dificuldades.

Em entrevista com o Espalha-Factos no inicio de outubro, voluntárias da UA confessaram que ajudavam cerca de 160-180 famílias por semana, cerca de 600 pessoas, com os seus cabazes. No entanto o número de pessoas a contactar a União para pedir apoio continua a subir, demonstrando um grande problema e falta de apoios do estado, entre estes trabalhadores.

Lê também: União Audiovisual. O grupo informal que apoia os profissionais da cultura quer “ajuda para ajudar”

A pandemia de Covid-19, na sua longa estadia, continua a fazer danos nesta indústria essencial, levando ao encerramento de vários espaços culturais e à falta de trabalho para muitos dos seus profissionais. De acordo com um inquérito promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, Audiovisual e Músicos (Cena-STE), no início do mês de abril, cerca de 98% dos profissionais do espetáculo tiveram os seus trabalhos cancelados, 33% dos quais por mais de 30 dias.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Fátima Lopes
Podcast. “A TVI deu à Fátima Lopes formatos de segunda linha”