A Herdade
Fotografia: Leopardo Filmes/Divulgação

‘A Herdade’. Filme de Tiago Guedes estreia na RTP1

Depois de estrear a versão em minissérie em abril, a RTP transmite pela primeira vez o filme original de A Herdade, de Tiago Guedes. A produção que colocou Portugal na corrida ao Óscar de Melhor Filme Internacional em 2019 estreia esta terça-feira, 8 de dezembro, na estação pública.

A história, protagonizada por Albano Jerónimo e Sandra Faleiro, parte de uma ideia original de Paulo Branco, produtor. Segue uma família portuguesa, proprietária de um dos maiores latifúndios da Europa, na margem sul do rio Tejo. A ordem familiar é, no entanto, afetada pelas mudanças históricas, políticas, sociais e financeiras de Portugal, dos anos de 1940 aos dias de hoje, com passagem pela revolução do 25 de abril.

A Herdade teve a sua estreia internacional no 76.º Festival de Veneza. A exibição arrancou nos cinemas portugueses a 19 de setembro de 2019, com o apoio da RTP. O canal estreia agora o filme original, que já foi exibido várias vezes em canais por cabo – nos canais TVCine. Com quase três horas de duração, vai para o ar a partir das 22h de terça-feira, 8 de dezembro.

RTP tinha já transmitido uma versão alargada dividida em episódios, em abril. Essa versão televisiva, com quatro episódios de 45 minutos cada, está também disponível em streaming nos catálogos da Filmin Portugal e da HBO Portugal.

O elenco conta ainda com nomes como Sandra Faleiro, Victoria Guerra, Filipe Vargas e Rodrigo Tomás. O argumento foi escrito por Rui Cardoso Martins e Tiago Guedes, enquanto a produção ficou a cargo de Paulo Branco.

A Herdade fez parte da seleção oficial da secção competitiva do Festival de Veneza, o mais antigo da Europa. Juntou-se ainda à secção Special Presentations do Festival de Toronto, “um feito conseguido por poucos filmes a nível mundial”, destaca a Leopardo Filmes. Este ano, foi um dos grandes vencedores dos Prémios Sophia – levou sete estatuetas, entre as quais a de Melhor Filme. Em Portugal, levou aos cinemas quase 80 mil espectadores.

Depois do sucesso do filme, o realizador Tiago Guedes tem já outro grande projeto na calha. Será responsável por realizar Glória, a primeira série portuguesa na Netflix.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
David Bruno
David Bruno e Mike El Nite lançam álbum em conjunto