Festival da Canção
Fotografia: EF via Divulgação

Podcast. O Festival da Canção traz diversidade em 2021?

RTP anunciou esta semana os 20 autores da próxima edição do Festival da Canção. O Fita Isoladorapodcast semanal do Espalha-Factos, analisa as escolhas para a festa da música portuguesa.

Ouve o novo episódio do Fita Isoladora:

A próxima edição do certame, que desta vez vai mesmo apurar o representante português na Eurovisão, revelou uma lista de 20 compositores. Os convites incluem nomes como Carolina Deslandes, Da Chick, Filipe Melo, Karetus, Tatanka Virgul. Das vagas abertas ao público, através através da “maior participação de sempre na livre submissão”, ficaram no alinhamento Pedro Gonçalves, que já concorreu em 2017 como intérprete, e Miguel Marôco.

Marta Rocha, antiga redatora do Espalha-Factos, locutora da Antena 3 e uma da autoras do podcast Brandos Costumes, que fala das várias facetas da música portuguesa, junta-se ao painel para comentar as escolhas e considera que a edição deste ano tem “uma boa mistura e uma boa diversidade nas escolhas”. Entre a ausência de Elisa e as primeiras previsões para a escolha de intérpretes, analisamos o que se pode esperar da nova edição do Festival da Canção.

As semifinais do Festival estão marcadas para os dias 20 e 27 de fevereiro do próximo ano, com a Grande Final agendada para dia 6 de março.

O renovado Jornal 2 e o Videoclube do Sr. Joaquim também em conversa

O episódio esta semana recebe também o jornalista Hugo Gilberto, o novo pivô do renovado Jornal 2. O programa informativo da RTP2 remodelou-se visualmente e passa a ter a duração fixa de meia hora. O jornal promete apresentar “o mundo em 30 minutos” através de uma linha editorial repensada, voltada para a leitura do país e do mundo.

Festival da Canção
Hugo Gilberto e Sandra Sousa são os pivôs do renovado ‘Jornal 2’ | Fotografia: RTP

Videoclube do Sr. Joaquim existe desde 2017 como uma página no Facebook criada por três autores que reúne humor e cinema de uma forma pouco habitual. Todos os anos, os autores da página lançam um anuário com textos sobre a sétima arte, mas em 2020 a edição é mais especial.

Com a aproximação da época natalícia, a equipa por detrás do projeto teve a ideia de doar os lucros do livro à Acreditar, uma associação que ajuda a enfrentar o cancro infantil. Para explicar as origens da página e a ideia solidária deste ano, juntou-se ao Fita Miguel Ferreira, co-autor d’O Videoclube do Sr Joaquim.

podcast, que já está disponível para audição, tem todos os episódios para escuta nas plataformas SpotifyApple PodcastsGoogle PodcastsAnchorBreaker e RadioPublic.

Ouve os Minutos desta semana:

Mais Artigos
Night Stalker: Caça a um Assassino em Série
‘Night Stalker: Caça a um Assassino em Série’ chega à Netflix