'Alex Wheatle' da coleção 'Small Axe' | Fotografia: HBO/Divulgação
'Alex Wheatle' da coleção 'Small Axe' | Fotografia: HBO/Divulgação

‘Small Axe’: ‘Alex Wheatle’ chega à HBO

Alex Wheatle está prestes a chegar a Portugal através da plataforma de streaming HBO. A estreia do quarto filme da coleção Small Axe acontece na próxima segunda-feira, dia 7 de dezembro.

O filme conta a história verídica do premiado escritor Alex Wheatle, desde o início da vida adulta. Com uma infância passada num asilo institucional predominantemente branco, e sem amor ou família, é em Brixton que encontra, pela primeira vez, um sentido de comunidade. Alex Wheatle descobre, então, a própria identidade e a paixão pela música, que o leva a tornar-se DJ. No entanto, e passado uns anos, na Revolta de Brixton, em 1981, acaba por ser preso sendo, desta forma, ‘forçado’ a enfrentar o passado ao mesmo tempo que vê um caminho para a cura.

Alex Wheatle tem a duração de 63 minutos e foi co-escrito por Alaistar Siddons e Steve McQueen. Os principais papéis são da responsabilidade de atores ainda pouco conhecidos. Sheyi Cole dá vida ao protagonista, ao lado de Jonathan Jules.

A coleção Small Axe é composta por cinco filmes originais da responsabilidade do galardoado cineasta Steve McQueen, conhecido pelo seu trabalho em 12 Anos Escravo. Em cada um dos filmes, é contada uma história que envolve a comunidade das Índias Ocidentais, em Londres. Todas as histórias desta coleção fazem referência a vidas amplamente moldadas por situações de racismo e discriminação galopantes.

Além disto, Small Axe é ambientada no final dos anos 60 e até meados dos anos 80. O título desta coleção deriva de um provérbio jamaicano: “Se vocês são a árvore grande, nós somos o machado pequeno (small axe)”.

Os três primeiros filmes, chamados MangroveLovers Rock e Red, White and Blue já estão disponíveis na HBO Portugal. Os restantes dois vão saindo semanalmente na plataforma de streaming. Além de Alex Wheatle, Education completa a coleção.

Mais Artigos
Larry King
Larry King. As entrevistas mais icónicas do apresentador norte-americano