O Spotify revelou, e a internet está a dar eco, àquelas que são as músicas preferidas de 2020. Este foi um ano em que o streaming nos fez mais companhia, ou não tivéssemos nós passado mais tempo em casa e com disponibilidade para ouvir música e podcasts.
Em Portugal, The Weeknd foi o rei do airplay com ‘Blinding Lights’. Uma tendência que foi planetária, com o artista norte-americano a somar mais de 1.690 milhões de audições em todo o mundo, liderando também o top global.
É preciso ir até ao quarto lugar da lista nacional das músicas mais ouvidas de 2020 para encontrar o primeiro português: Piruka. O rapper entrou na lista com ‘Louco‘, música em parceria com Bluay. Plutónio, também do hip-hop, vem na sétima posição com ‘Somos Iguais‘ e depois disso, só volta a haver música produzida a nível nacional quando chegam os Calema, em 16.º. A dupla de São Tomé e Príncipe tem sido um dos fenómenos recentes na música portuguesa e conseguiu que ‘Te Amo‘ ocupasse um lugar no top das mais ouvidas do ano.
‘La Bella Mafia‘, dos Wet Bed Gang, ‘Essa Saia (ft. Ivandro)‘, de Bispo e ‘Hoji n’ka ta Rola‘, de Julinho Ksd, vêm na 20.ª, 21.ª e 22.ª posição, confirmando a dominância do rap e hip-hop no panorama luso.
O top10 português
- Blinding Lights – The Weeknd
- menina sollta – Giulia Be
- The Box -Roddy Ricch
- Louco – Piruka
- Tempo – Frankieontheguitar
- Somos Iguais – Plutónio
- Don´t Start Now – Dua Lipa
- Rockstar – DaBaby e Roddy Ricch
- Roses – Saint JHN e Imanbek
- Toosie Slide – Drake
O top10 mundial
- Blinding Lights – The Weeknd
- Dance Monkey – Tones And I
- The Box – Roddy Ricch
- Roses (Imanbek Remix) – Imanbek & SAINt JHN
- Don’t Start Now – Dua Lipa
- ROCKSTAR (feat. Roddy Ricch) – DaBaby, Roddy Ricch
- Watermelon Sugar – Harry Styles
- death bed (coffee for your head) – Powfu, beabadoobee
- Falling – Trevor Daniel
- Someone You Loved – Lewis Capaldi