O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Eurovisão Júnior
Fotografia: Eurovision.tv

França vence a Eurovisão Júnior 2020

O país venceu o festival infantil pela primeira vez com um total de 200 pontos

A França é a grande vencedora do Festival Eurovisão da Canção Júnior 2020. Com Valentina de 11 anos a representar o país, a canção ‘J’imagine’ arrecadou um total de 200 pontos, que lhe valeram o primeiro lugar.

A 18.ª edição do concurso foi transmitida este domingo (29) a partir de um estúdio da TVP em Varsóvia, Polónia, emissora organizadora em 2020.

‘J’imagine’, um tema animado e com uma mensagem de esperança, conquistou os telespectadores num ano que tem sido atípico. Para Valentina, a sua canção reflete a realidade: “a vida nem sempre é fácil e divertida”. No entanto, defende que a sua música “tem uma forte mensagem de esperança no final: imaginar juntos um futuro mais brilhante”.

A França participou pela primeira vez na Eurovisão Júnior em 2004 e regressou ao concurso em 2018. Esta foi a primeira vitória francesa na competição infantil, depois de várias participações no top 5 ao longo dos últimos anos.

Um festival diferente num ano atípico

A edição deste ano do certame sofreu algumas alterações em relação àquele que é o seu formato habitual. Devido à pandemia, as atuações foram gravadas poucos dias antes do festival em oito dos 12 países concorrentes (com outros quatro a atuar no país organizador), num estúdio com as mesmas características – de forma a manter o concurso justo para todos os participantes. Os jovens concorrentes assistiram às votações em direto a partir de casa, através de uma ligação em direto.

A juntar a estes esforços tecnológicos, foi também utilizada a tecnologia de realidade aumentada. Esta ferramenta possibilitou que todos os concorrentes aparecessem ‘juntos’ no palco para cantar Move The World, tema oficial do concurso. A realidade aumentada permitiu ainda a Duncan Laurence, vencedor da Eurovisão em 2019, interpretar a sua canção Arcade, acompanhado das vencedoras das edições de 2018 e 2019 da Eurovisão Júnior.

Com França a conquistar o primeiro lugar, a segunda posição do pódio ficou para Karakat Bashanova, do Cazaquistão e o terceiro lugar para Solea, de Espanha. Os resultados completos estão disponíveis no site oficial do concurso.

Portugal ficou de fora da edição deste ano, depois de ter conseguido em 2019 o 16.º lugar com Vem Comigo (Come With Me) de Joana Almeida.