Elenco da nova série da RTP
Fotografia: Divulgação

‘A Crónica dos Bons Malandros’ com data de estreia na RTP1

A nova série de televisão da RTP1, A Crónica dos Bons Malandros, vai estrear no próximo dia 2 de dezembro. A série é uma adaptação do romance de 1980 também com o mesmo nome, de Mário Zambujal e vai ser produzida pela Ukbar Filmes.

Os bons malandros são um grupo de sete amigos que se dedicam a fazer assaltos à escala pequena, até conhecerem um “misterioso italiano” que os vai subornar para que roubem obras de arte valiosas num museu em Lisboa.

Enquanto o grande assalto é arquitetado, a narrativa oferece-nos várias analepses que nos levam ao passado de cada membro do grupo e a entender o percurso de cada um até à marginalidade.

O realizador, Jorge Paixão da Costa, decidiu apostar na no livro por ser “intemporal”, disse ao Diário de Notícias. “Sempre houve malandros e sempre haverá. Se eu os vestisse como hoje e se em vez de irem roubar os Laliques fossem roubar o BES, seria de outra maneira mas era a mesma coisa, há malandros em todo o lado”, acrescentou.

O realizador também explicou que esta não é uma adaptação do filme, mas sim do livro. Paixão colaborou com Mário Zambujal no processo criativo das personagens da série.

A Crónica dos Bons Malandros terá oito episódios e vai ser interpretada por atores já bem conhecidos do público português. Marco Delgado, Maria João Bastos, Rui Unas, Joana Pais de Brito, Manuel Marques, Adriano Carvalho e José Raposo vão dar vida às personagens principais da trama.

Maria João Bastos explicou que o seu maior “desafio” foi o de ter de atender à “imaginação” de cada pessoa que leu o livro. Já Marco Delgado foi dar um tom comedido à sua personagem. “Não poderia ser uma comédia desbragada porque queríamos que fossem personagens verdadeiras”, disse.

Os Bons Malandros vão andar à solta no dia 2 de Dezembro, a partir das 21h00 na RTP1, mas também poderão ser vistos na RTP Play.

Lê também: Cristina Ferreira leva ‘Jornal das 8’ à liderança das audiências
Mais Artigos
The Mandalorian
‘The Mandalorian’. Os segredos das cenas de ação na segunda temporada