Guia TV: As melhores opções para ver no fim-de-semana prolongado

Cinema português na RTP1 e Diego Maradona no TVCine estão entre os destaques

Este fim-de-semana, prolongado até ao feriado de dia 1 de dezembro, devido ao Estado de Emergência, vai estar repleto de tardes e noites de cinema, com sessões de cinema na RTP SIC e a estreia absoluta em Portugal do documentário Diego Maradona no TVCine Top. Neste Guia TV, o Espalha-Factos reúne-te as melhores sugestões televisivas entre os dias 27 de novembro e 1 de dezembro.

Sexta-feira, 27 de novembro

O Grande Gatsby, Canal Cinemundo (14h20)

O-Grande-Gatsby-27Abr2013-01

O Guia TV deste fim-de-semana inicia nos anos 20 do século passado, numa confusão de luxo álcool e dinheiro, em Long Island, nos Estados Unidos. Aqui, entra o misterioso personagem principal: Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio), um bilionário cujas festas na mansão privada em West Egg atraem a alta sociedade de toda a região. Nick Carraway (Tobey Maguire) muda-se para perto da mansão e rapidamente fica fascinado com o estilo de vida de Jay, afinal, de onde veio a sua fortuna? Os mais variados rumores circulam: espião, lorde inglês, herói de guerra, simples exibicionista? No entanto, quando a verdade é revelada, todos são surpreendidos.

Harry Potter e os Talismãs da Morte – Parte 2, Canal Hollywood (17h40)

No último filme da saga baseada nos livros de J.K. Rowling, Harry (Daniel Radcliffe), Ron (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson) continuam a demanda para encontrar e destruir os Horcruxes de Voldemort, que o tornam imortal. Ao mesmo tempo, os amigos vão ter de escapar às garras dos implacáveis Devoradores da Morte e ainda conseguir manter vivos os elos que os unem. Como se não fosse suficiente, a luta entre as forças do Bem e do Mal dá origem a uma batalha sem precedentes no mundo mágico, que vai dar origem a um último duelo entre Lord Voldemort (Ralph Fiennes) e Harry Potter. Contudo, a profecia diz que nenhum pode viver enquanto o outro sobreviver.

Uma Mulher de Coragem, RTP2 (22h14)

9 de maio de 1978: Peppino Impastato é morto pela máfia. Ao contrário do habitual de uma mulher da Sicília, forçadas a respeitar as regras rígidas e inclementes do código da máfia, a mãe, Felicia, decide denunciar e gritar ao mundo os nomes dos culpados. Assim, contra todas as probabilidades, Felicia reúne evidências e testemunhos e entra numa longa e árdua batalha judicial para que a justiça seja feita contra os assassinos do filho tornando-se na primeira mulher em Itália constituída parte civil num julgamento contra a Máfia. O filme de Gianfranco Albano conta com a participação de Lunetta Savino, Carmelo Galati, Barbara Tabita, Linda Caridi, Francesco La Mantia e Rosario Petix.

Sábado, 28 de novembro

Extremamente Perverso, Escandalosamente Cruel e Vil, Canal Cinemundo (13h45)

Extremamente Perverso, Escandalosamente Cruel e Vil

No trabalho baseado em factos verídicos de Joe Berlinger, Zac Efron traz ao Guia TV a história do serial-killer mais famoso dos Estados Unidos: Ted Bundy. A trama é apresentada do ponto de vista de Liz Kendall (Lily Collins), a namorada de longa data que, por entre uma vida feliz e aparentemente perfeita, ao lado de um rapaz inteligente e carismático, se depara com uma fria realidade que tenta recusar durante anos, até ser confrontada com os factos. Apesar de continuar a afirmar inocência, as provas acumulam-se e ele torna-se o único suspeito de rapto, violação e homicídio de um sem-número de mulheres, o que dá origem a um dos maiores julgamentos dos Estados Unidos.

Diego Maradona, TV Cine Top (14h15)

A lenda do futebol Diego Maradona faleceu esta quarta-feira (25) aos 60 anos, vítima de insuficiência cardíaca e pulmonar. Deste modo, os canais TVCine vão homenagear o jogador argentino este fim-de-semana, dias 28 (14h15) e 29 (23h30). O documentário homónimo da HBO chega a este Guia TV e viaja até à altura em que o camisola 10 da Argentina se muda do Barcelona para o Nápoles, participando na ascensão do clube italiano. Graças a Maradona, os italianos passaram de não possuir nenhum título nacional para serem a melhor equipa do país, com múltiplas conquistas.

A Paixão de Van Gogh, RTP2 (15h20)

Sob a realização de Dorota Kobiela e Hugh Welchman e produzido pela BreakThru Films (Pedro e o Lobo) e por David Partiff (A Paixão de Shakespeare), A Paixão de Van Gogh é o filme biográfico de uma das figuras mais influentes da História da Arte. O filme, completamente animado através de pinturas a óleo feitas ao estilo do pintor, conta com o contributo de mais de 100 pintores e baseia-se em 800 cartas escritas pelo pintor, de forma a reconstruir alguns dos eventos que levaram à sua morte, bem como entrevistas a algumas das personagens que criou.

Cinema de Pipocas e Cinema em Casa, SIC (15h45)

Este fim-de-semana, a SIC volta a apostar em tardes de cinema, com os filmes O Diário de uma Princesa: Noivado Real Coração de Tinta, a partir das 15h45. No primeiro, depois dos eventos do primeiro trabalho da saga, a jovem Mia (Anne Hathaway) é agora uma jovem mulher e mais madura, cujos sonhos de uma paixão fervorosa ficam por um fio quando é informada que tem de se casar rapidamente ou a família perde o trono.

Já no segundo, Mo (Brendan Fraser) e a filha Meggie (Eliza Bennett) andam sempre a viajar e partilham a paixão pelos livros. O primeiro tem o dom de dar vida aos personagens dos livros, porém, um dia, a mulher (Sienna Guillory) acaba por desaparecer depois da leitura de “Coração de Tinta” e os vilões do livro saltam para a realidade. Assim, Mo vai ter de resgatar a mulher, ao mesmo tempo que protege a filha e tenta mandar o vilão Capricorn de volta à ficção.

Domingo, 29 de novembro

Mr.Bean em Férias, Canal Hollywood (13h30)

O famoso personagem de comédia regressa para animar este Guia TV. Tudo começa quando Mr Bean (Rowan Atkinson) descobre que acabou de ganhar umas magníficas férias no Sul de França. Escusado será dizer que, a um passo do desastre, onde quer que vá, o protagonista semeia o caos e a destruição, transformando tudo numa animação. Deste modo, de imprevisto em imprevisto, as filmagens caseiras das férias de Mr Bean em França acabam por ir parar a uma sessão surpresa do Festival de Cannes.

Aldeia da Roupa Branca, RTP Memória (15h00)

No filme de Chianca de Garcia são apresentados a vida, o quotidiano, os costumes pitorescos, as zangas, as rivalidades e as paixões da pequena comunidade saloia da periferia de Lisboa, que se encarregava da lavagem da roupa no rio. Destacam-se duas famílias: a do tio Jacinto e a sua azougada afilhada Gracinda; e da viúva Quitéria e o seu filho Luís. As duas mantêm entre si uma viva e feroz concorrência no negócio da roupa branca, que os leva a alguns extremos. No entanto, tudo vai mudar com o aparecimento de uma camioneta comprada em Lisboa, o que vai inaugurar uma nova era no trabalho da lavagem de roupa na cidade. O trabalho conta com a participação de Beatriz Costa (Gracinda), José Amaro (Chico), Óscar de Lemos (Luís), Elvira Velez, Santos Carvalho, Jorge Gentil, Armando Machado e Octávio de Matos.

Gretel & Hansel, TV Cine Top (21h30)

Gretel & Hansel Guia TV

No primeiro trabalho de terror deste Guia TV, a famosa história infantil vira-se do avesso, quando as migalhas passam a guiar os dois irmãos por um caminho muito mais sombrio e perturbador. Tudo começa quando, durante um período de escassez, Gretel (Sophia Lillis) e o irmão mais novo, Hansel (Samuel Leakey), saem de casa e partem para a floresta em busca de comida e sobrevivência. Lá, encontram uma senhora cujas intenções podem não ser tão inocentes quanto parecem. Os dois descobrem então que nem todos os contos de fadas têm um final feliz.

Segunda-feira, 30 de novembro

Um Dia de Chuva em Nova Iorque, TVCine Top (10h25)

O filme de Woody Allen apresenta mergulha na hipócrita aristocracia do Upper East Side e na intelectualidade de um jovem que não sabe o que quer da vida, Gatsby Wells (Timothée Chalamet). Em viagem com a namorada Ashleigh (Elle Fanning), que espera conseguir a tão desejada audição com Roland Pollard, um realizador que idolatra e que lhe pode abrir portas para a Sétima Arte. Porém, esse fim-de-semana chuvoso e cheio de atribulações vai fazê-los viver paixões inesperadas e o amor de ambos nunca mais vai ser o mesmo. A produção conta ainda com a participação de Selena Gomez, Jude Law, Diego Luna e Liev Schreiber.

Guia Para um Final Feliz, AXN (14h59)

A produção de 2013 de David O. Russell acompanha a história de Pat (Bradley Cooper), um homem que perdeu a casa, a mulher e o emprego. Depois de viver os últimos oito meses numa instituição estatal, regressa para casa dos pais e procura reconstruir a sua vida. É aí que conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), que se propõe a ajudá-lo a reconciliar a ex-mulher, em troca de algo que é muito importante para ela. Este acordo acaba, contudo, por os aproximar e estabelecer uma ligação inesperada entre os dois. O projeto conta ainda com a participação de Julia Stiles e Robert de Niro nos papéis principais.

Gladiador, Canal Cinemundo (21h10)

Gladiador Guia Tv

Gladiador traz a visita aos clássicos deste Guia TV. No filme de 2000 de Ridley Scott, o imperador Marco Aurélio (Richard Harris) é assassinado sem antes fazer a sua última vontade: nomear o seu braço-direiro e fiel seguidor, Narcissus Maximus (Russell Crowe), regente do império. Para evitar este desejo, Commodus (Joaquin Phoenix), filho de Marco Aurélio e legítimo herdeiro, decide então destruir o general e toda a sua família. No entanto, Maximus escapa com vida. Acaba porém nas mãos de um negociador de escravos, tendo de demonstrar o que vale nas arenas enquanto gladiador.

Terça-feira, 1 de dezembro

Um Homem com Sorte, Canal Hollywood (12h30)

Na adpatação da obra homónima de Nicholas Sparks, Logan Thibault (Zac Efron) é um jovem sargento da Marinha norte-americana que regressa a casa após um incidente que e quase lhe tirou a vida. No entanto, não regressa o mesmo: traz consigo um terrível “complexo de sobrevivente” e a fotografia de uma desconhecida. Logan considera que a mulher fotografada é o seu anjo da guarda, visto que, durante os ataques em que os seus companheiros foram mortos, ele afastou-se para apanhar uma fotografia e foi isso que o salvou. Decide então encontrar aquela mulher, agradecer-lhe e, de algum modo, retribuir a dávida, nem que para isso tenha de percorrer o mundo.

Parque Mayer, RTP1 (22h00)

No final deste Guia TV, o filme de António-Pedro Vasconcelos, com Daniela Melchior, Diogo Morgado e Francisco Froes nos papéis principais, remonta a uma Lisboa do ano 1933. Apresenta um teatro do Parque Mayer, durante os ensaios para uma nova revista, bem como tudo o que se passa nele: amores não correspondidos, pequenos dramas pessoais e uma constante luta contra a censura e a hábil tentativa de a contornar. No entanto, o parque esconde também terríveis segredos com a capacidade de destruir vidas no tempo em que o Estado Novo começa a apertar o seu cerco e a liberdade está cada vez limitada. O Parque Mayer representa então Portugal, na luta contra a opressão, feita com um quadro de revista numa sala que responde com uma ovação de pé.

Outros destaques:

  • O fim-de-semana conta ainda com o arranque da Abertura Nórdica, em Ruka, na Finlândia, uma competição que junta centenas de atletas de Saltos de Esqui, Cross Country e Combinado Nórdico. Para além destes, Esqui Alpino, Biatlo e Luge são os outros desportos nórdicos que podem ser acompanhados este fim-de-semana na Eurosport, durante toda a manhã e tarde de sexta-feira (27), sábado (28) e domingo (29).
  • No sábado (28), o canal TV Cine Top transmite ainda O Farol, de Robert Eggers, pelas 21h30. Já o AXN assinala o dia com uma maratona de X-Men, com os filmes X-Men 2 (15h07) e X-Men: O Início (17h22).
  • No domingo (29), o canal FOX Movies apresenta uma maratona de Rocky, com os filmes Rocky I, Rocky II, Rocky III, Rocky IV, Rocky V Rocky Balboa, a partir das 10h40.
  • RTP1 vai transmitir o concerto de celebração de 100 anos de Joel Pina, pelas 23h30.
  • A SIC aposta ainda numa tarde de cinema no feriado de dia 1 de dezembro, a iniciar pelas 14h30, apesar de os filmes ainda não terem sido divulgados.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.