Jornal 2
Fotografia: EF via RTP

‘Jornal 2’ com imagem renovada e novos pivôs a partir de dezembro

O noticiário vai ter nova linha editorial, focada na atualidade nacional, internacional e cultural

A informação da RTP2 vai mudar a 1 de dezembro. O Jornal 2 vai manter-se curto, com uma linha editorial repensada e novos grafismos. Hugo Gilberto, diretor-adjunto de informação da estação pública, junta-se a Sandra Sousa na condução do renovado espaço informativo.

Sandra Sousa é a atual pivô do jornal da dois, cargo que assumiu na totalidade em agosto, depois da saída de João Fernando Ramos para a TVI. Hugo Gilberto, atual dirigente da RTP Porto e da informação desportiva da estação, junta-se à condução do noticiário, alternando semanalmente com a pivô. O jornalista vai também manter-se na condução do Trio d’Ataque, na RTP3, até ao final da época de futebol.

A reformulação do noticiário recebe nova imagem e grafismos, mais aproximados da atual linha visual da RTP2. O espaço não recebia qualquer renovação há seis anos, altura em que se estreou uma nova versão depois do fim do Hoje, que durou entre 2010 e 2014.

O novo Jornal 2 promete apresentar “o mundo em 30 minutos” através de uma linha editorial repensada, voltada para a leitura do país e do mundo. A atualidade nacional, internacional e cultural estão em destaque num espaço que pretende dar “voz ao conhecimento num compromisso com a verdade para uma opinião fundamentada.”

Em comunicado, o diretor de informação da RTPAntónio José Teixeira, explica que o noticiário pretende ser uma referência imperdível da informação televisiva. Sucinto, analítico, virado para o que é importante.”

Jornal 2, atualmente produzido no Centro de Produção Norte da RTP, iniciou-se em 1996, a suceder o TV2 Jornal. Com principal foco nas áreas sociais e do conhecimento, já passaram pela condução do noticiário nomes como Vasco Matos TrigoAlberta Marques FernandesFátima Campos Ferreira ou Cecília Carmo. A nova versão estreia a 1 de dezembro às 21h30.

Ouve também: Podcast. A RTP2 é demasiado culta e adulta para quem (não) a vê?

Atualizado às 22h27 de 27 de novembro

Mais Artigos
Patrões Fora
‘A Máscara’ e ‘Patrões Fora’ destacam-se na noite da SIC