Capitão Fausto
Facebook/Capitão Fausto

Filme dos Capitão Fausto é o mais visto em semana com descidas na bilheteira

Três das quatro primeiras posições da lista são ocupadas por produções nacionais

Sol Posto foi o filme mais visto nas salas de cinema portuguesas na semana de 19 a 25 de novembro, indicam os dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA). O filme-concerto do grupo português Capitão Fausto conseguiu liderar o ranking semanal, apesar de ter tido uma sessão única.

Realizado por Ricardo OliveiraSol Posto levou às salas 2 494 espetadores, arrecadando uma receita bruta de 16 mim e 575 euros. O filme-concerto apresenta versões inéditas do repertório dos Capitão Fausto, com três atuações gravadas ao vivo e em exclusivo para a produção em três momentos distintos do dia. Tal como na vida quotidiana recente, o filme enfrenta a ideia de um período de ponderação em vez de ação, e de suspensão em vez de concretização“, revela a sinopse da sessão única, que aconteceu na passada sexta-feira, 20 de novembro, às 20 horas.

Esta é a segunda semana consecutiva em que uma produção portuguesa ocupa o primeiro lugar dos filmes mais vistos. Entre 12 e 18 de novembro, Listen ficou em primeiro lugar ao ser visto por 2 812 espetadores nas salas de cinema. A primeira longa-metragem da realizadora Ana Rocha de Sousa desceu esta semana para a terceira posição da lista, levando 2 059 espetadores às salas e arrecadando 11 447 euros de receita. O filme alcançou em 35 dias um total acumulado de 34 472 espetadores.

Lúcia Moniz em Listen de Ana Rocha de Sousa
Fotografia: NOS Audiovisuais

Um Último Golpe conseguiu manter a vice-liderança da tabela, à semelhança da semana anterior. O filme de ação protagonizado por Liam Neeson registou 2 046 espetadores, recuando face aos 2 661 da última semana, e uma receita bruta de 11 789 euros. Em 28 dias de exibição, levou 22 609 espetadores às salas, alcançado uma receita bruta que ascende aos 129 mil euros.

Há ainda outra produção portuguesa a figurar nas lista dos 20 filmes mais vistos da semana: Amor Fati, da realizadora Cláudia Varejão, sobe uma posição face ao último ranking, figurando esta semana na quarta posição. Na sua segunda semana de exibição, o filme foi visto por 743 espetadores, elevando para 1 792 o total acumulado desde a estreia. Das primeiras quatro posições da lista, três são, assim, ocupadas por produções nacionais.

Mês de novembro com quebras sucessivas

Depois de um mês de outubro com altos e baixos no que toca ao número de espetadores em sala, o panorama de novembro não tem sido animador: todas as quatro semanas do mês já listadas configuram perdas. Entre 19 e 25 de novembro – a última semana em termos de exibições -, as salas portuguesas registaram um total de 14 669 espectadores e uma receita de 81 616,81 euros. Estes valores representam uma quebra de 12,5% e 6,7%, respetivamente, face à semana anterior.

Essa tendência tem sido particularmente visível a partir da entrada em vigor das medidas de recolhimento obrigatório ao fim de semana, que abrangeram a maior parte dos concelhos portugueses nos dois últimos fins de semana. Na semana entre 12 e 18 de novembro, a primeira que conheceu as novas medidas restritivas, registou-se uma quebra de 62% no número de espetadores face à semana anterior – o maior decréscimo desde abril, mostram os dados do ICA.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.