Maradona
Fotografia: D.R.

Canais TVCine homenageiam Maradona com estreia de documentário

Eterna lenda do futebol, Diego Maradona será homenageado pelos canais TVCine este fim-de-semana, dias 28 e 29. O jogador argentino faleceu esta quarta-feira (25) aos 60 anos, vítima de insuficiência cardíaca e pulmonar.

O documentário homónimo da HBO terá a sua estreia em Portugal nos canais TVCine como forma de homenagem. Às 14h15 de sábado (28), bem como às 23h30 de domingo (29), a vida do jogador está em revista no TVCine Top e no TVCine Edition, respetivamente.

A longa-metragem centra-se na altura em que o camisola 10 da Argentina se mudou do Barcelona para o Nápoles, participando na ascensão do clube italiano. Com contributo de Maradona, passou de não possuir nenhum título nacional para ser a melhor equipa de Itália, arrecadando múltiplas conquistas.

Conta ainda com participações do brasileiro Pelé e do seu treinador argentino Jorge Burruchaga, captando também o preço a pagar pela glória, ao explorar as dificuldades pessoais que o jogador enfrentou. No trailer, é dito que “havia o Diego – muito querido, muito afetuoso, muito inteligente – e havia o Maradona – uma pessoa distinta”. Com a fama e a ascendência a um caráter de “Deus”, como muitos o denominavam, o futebolista perdeu-se e “começou a procurar uma maneira de escapar”.

O filme conta ainda com gravações de arquivo nunca antes lançadas, já que a ideia de documentar a sua vida surgiu nos anos 80, a partir dos seus agentes, mas nunca se chegou a concretizar. O desejo materializou-se apenas em 2019 com esta produção da HBO.

A realização é do premiado documentarista Asif Kapadia, que realizou os documentários Senna e Amy. Ao retratar o famoso motociclista brasileiro Ayrton Senna e a cantora Amy Winehouse, o britânico recebeu vários reconhecimentos, como o prémio BAFTA para Melhor Documentário (Senna) e o Óscar para Melhor Filme de Música (Amy).

O colossal “El Pibe”, como era conhecido nos relvados, foi aos 60 anos vítima de uma paragem cardiorrespiratória que lhe tirou a vida, deixando o mundo de luto. Diego Maradona foi, indiscutivelmente, uma das maiores vedetas do universo futebolístico, servindo como ídolo para gerações de amantes do desporto-rei.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.