Grammys 2021. Melhor Performance Rock
Fotografia: EF via D.R.

Grammys 2021. Mulheres dominam pela primeira vez categoria de Melhor Performance Rock

A 63ª edição dos Grammy Awards marca um feito inovador, numa edição onde é visível a representatividade de género e de cor entre os nomeados. Pela primeira vez na história, a categoria de Melhor Performance Rock tem um lote de indicações exclusivamente no feminino.

Este ano, as nomeações da cerimónia de música são lideradas por mulheres, como Beyoncé, com nove nomeações, bem como Dua Lipa e Taylor Swift, com seis indicações cada. As três artistas ocupam as primeiras posições para saírem vencedoras na gala de 31 de janeiro, apresentada pelo comediante Trevor Noah.

No entanto, uma das maiores surpresas no feminino surge na categoria de Melhor Performance Rock, dominada na totalidade por mulheres. Na lista encontramos as performances de Fiona Apple com Shameika, Phoebe Bridgers com Kyoto, Haim com The Steps, Brittany Howard com Stay High, Grace Potter com Daylight e ainda a banda de Adrienne Lenker, Big Thief, com Not.

O prémio já não é estranho para Brittany Howard que, em 2016, conseguiu sagrar-se vencedora ao lado da banda Alabama Shakes, que integra. Na cerimónia desse ano, a cantora estava em competição, entre outros, com duas bandas de renome, os Foo Fighters e os Florence + The Machine. Desta vez, concorre a solo.

As categorias dos Grammys mudam ou sofrem pontualmente alterações nos seus títulos. A categoria de Melhor Performance Rock foi criada em 2012, na 54ª edição do evento. O primeiro troféu foi ganho pelos Foo Fighters, seguindo-se The Black Keys, Imagine Dragons, Jack White, Alabama Shakes, David Bowie, Leonard Cohen, Chris Cornell e Gary Clark Jr.

Este ano a única certeza em relação ao prémio é que vai ser ganho por uma mulher. Da lista de nomeadas, quatro estão também indicadas na categoria de Melhor Canção Rock, cujo único cantor do sexo masculino nomeado é Kevin Parker. O destaque vai para Phoebe Bridgers que, para lá de duas categorias na música Rock, está ainda nomeada para Melhor Novo Artista, mais uma categoria onde a representatividade no feminino se destaca.

Paulo Ricardo Pereira com Mariana Azevedo

Mais Artigos
MURAIS. Hélio Morais lança novo single a solo