bolos Harry Potter2

Descobre os bolos de aniversário preferidos dos portugueses… e das personagens da ficção

Pão de ló, chocolate e red velvet. De acordo com os dados da loja online ChefPanda, com a pandemia de Covid-19 a procura de bolos de aniversário online cresceu 405% e estes são os favoritos dos aniversariantes. Mas antes deste boom gerado pela quarentena, já os nossos personagens favoritos nos inspiravam para os melhores exemplos. O Espalha-Factos fez uma lista dos bolos mais famosos do cinema e da televisão.

Na procura de bolos online, de acordo com a ChefPanda, a massa de pão de ló é a mais procurada, com 39% das encomendas. No entanto tudo varia também com as estações do ano, sendo esta a mais adorada no outono, juntamente com a massa de iogurte e amêndoa, e substituída por red velvet no verão, chocolate no inverno e noz e brigadeiro na primavera. Em combinações, o pão de ló junta-se ao doce de ovos, o red velvet ao chantilly e o chocolate com ainda mais chocolate, chantilly ou doce de leite.

Quanto ao recheio, o de doce de ovos é então o mais desejado, com 38% de procura, seguido pelo de chocolate e chantilly, com 20% das encomendas cada. Raspas de chocolate, amêndoas e macarons são os extras mais pedidos. Já na decoração, a tendência prende-se com os drip cakes, naked cakes ou bolos em forma de número.

bolos de aniversário
Fonte: ChefPanda

No que toca à estrutura, destaca-se uma procura de 44% de bolos redondos e de 35% de retangulares. Para estes, o peso médio é de 1,31kg.

No entanto, não só de massa, recheio e extras se faz um bolo perfeito e há algo ainda mais importante a ser apresentado: as velas com a idade assinalada. Neste ponto, a ChefPanda descobriu que os 30 anos são a idade mais festejada, seguida de idades abaixo dos 13 anos. Para marcar a data, 24% dos aniversariantes procuram velas tradicionais, 21% velas numéricas e os restantes não encomendaram velas. Para além disso, o sábado é o dia de maior procura, com mais 43% de entregas no que num dia normal.

Mas apesar dos gostos e inúmeras possibilidades, a inspiração é dos fatores mais importantes na escolha de um bolo. Quase todo o aniversariante quer um bolo apelativo, inesquecível e que faça furor nas fotos das redes sociais. Para isto existem os bolos mais famosos do cinema e da televisão, escolhidos pelas nossas personagens favoritas. Verifica os mais influentes na lista abaixo.

Harry Potter

Talvez os bolos mais famosos do cinema. A saga Harry Potter é talvez aquela que tornou mais icónicos os bolos de aniversário. Desde o bolo que Harry (Daniel Radcliffe) recebe no filme Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001) ao bolo (quase) tradicionalmente atirado à cabeça de Dudley Dursley (Harry Melling) no filme Harry Potter e a Câmara dos Segredos (2002), muitos são os bolos que deixar o espectador com agua na boca, a sonhar com o próprio bolo. Para além disso, ambas as opções confirmam o estudo: redondo e com recheios de chantilly ou drip cake.

A Bela Adormecida

bolos Bela Adormecida

Talvez o bolo de sonho da maioria dos aniversariantes. Com 18 camadas e cheio de extras e recheios, o bolo de A Bela Adormecida (1959) teria sido um sucesso, não fosse a falta de talento da Fada Fauna para a culinária. Apesar de tudo, este bolo não deixou de fazer os encantos de uma geração, a sonhar com o bolo perfeito: redondo, com muitas camadas e cheio de extras coloridos.

Feliz Dia Para Morrer

Um bolo um pouco mais fora do comum, mas quem nunca celebrou um aniversário mais simples, apenas com um pequeno cupcake simbólico, tal como Tree Gelbman (Jessica Rothe)? O que provavelmente não aconteceu no final foi a perseguição e morte por parte de um mascarado macabro. Também não voltámos à vida, depois de sermos assassinados, num estranho e exaustivo looping. No entanto, o bolo de aniversário está presente e é um elemento crucial para a história.  Já para não falar do maravilhoso red velvet que é apresentado e que não podia bater mais certo com os dados da ChefPanda.

Mais Artigos
Fátima Lopes
Fátima Lopes deixa de apresentar ‘Conta-me’