Veneno
Foto: divulgação

‘Veneno’. Série da HBO narra a história da maior estrela LGBTQ+ espanhola

Veneno, uma série criada por Javier Calvo e Javier Ambrossi, conta a história da maior estrela LGBTQ+ de Espanha, Cristina Ortiz. Os primeiros episódios já estão disponíveis na HBO Portugal, e a estreia coincidiu com o Dia da Memória Transgénera, que se comemorou esta sexta-feira (20).

Baseada no livro Not A Whore, Not A Saint, de Valeria Vegas, a mais recente aposta da HBO Max narra a vida e a morte da primeira transexual a fazer sucesso na televisão nos anos 90. Cristina Ortiz era cantora, atriz e profissional do sexo em Espanha e ficou conhecida no país como La Veneno. Segundo o EL País, ela “foi a primeira cara trans para milhões de espectadores”, tendo, no entanto, desaparecido da vida pública durante um tempo.

A série foca-se em Valeria, uma jovem estudante de jornalismo que descobre que tem mais em comum com La Veneno do que pensava. As duas mulheres nasceram em épocas diferentes, mas as suas vidas entrelaçam-se assim que a estudante decide escrever um livro sobre Cristina, adorada pelo seu carisma e pela sua maneira livre e divertida de se expressar. Ao aprender mais sobre a ícone espanhola, Valeria descobre como se amar a si mesma e o impacto dos media na vida de um artista.

“Inspirada nas memórias oficiais de Cristina Ortiz, que contam a história da realidade LGTBI na Espanha dos anos 60, até aos dias atuais. Quando a autora Valeria era pequena, nunca entendeu o porquê de as pessoas a chamarem por um nome que não era o seu. O mesmo aconteceu com Cristina, na época erroneamente chamada de ‘Joselito’, que teve de sobreviver a uma infância violenta e cruel nos anos 60”, explica a HBO Portugal em comunicado.

Valeria Vegas, foi também uma das melhores amigas da protagonista e é membro da equipa de guionistas da série. Já o elenco, conta com a presença de Isabel Torres, Daniela Santiago, Lola Rodriguez, Paca la Piraña, Goya Toledo, Ester Exposito, Jedet Sánchez e Lola Dueñas.

Veneno foi a grande aposta da produtora espanhola Atresmedia Studios. Contudo, devido ao seu sucesso imediato, os direitos de transmissão da série foram comprados pela HBO. O primeiro episódio bateu vários recordes no serviço de streaming da produtora e tem, desde então, conquistado fãs por todo o mundo.

A partir desta sexta-feira também já podes assistir aos episódios de Veneno na HBO Portugal.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Júlia Pinheiro
Júlia Pinheiro está em isolamento e já tem substituta