Listen
Fotografia: Divulgação

Cinemas perdem 28 mil espectadores. ‘Listen’ é o mais visto da semana

Listen foi o filme mais visto numa semana que registou um decréscimo de espectadores de 63,8% nas salas de cinema. O filme português mais visto do ano sobe agora para a 25.ª posição do ranking geral de 2020.

A primeira longa-metragem de Ana Rocha de Sousa foi o filme mais visto numa semana que marca um decréscimo muito acentuado no número de espectadores. Esta semana registou 15 869 espectadores nas salas de cinema, um decréscimo de mais de 28 mil espectadores em comparação com a semana anterior.

Foi uma queda de 63,8% no número de espectadores semanais. É o maior decréscimo desde abril. Os dados são do Instituto do Cinema e do Audiovisual e podem ser parcialmente explicados pelas medidas de recolhimento obrigatório ao fim-de-semana que levaram os cinemas dos concelhos mais afetados a fechar em ambos os dias.

Entre 12 e 18 de novembro, Listen ficou em primeiro lugar ao ser visto por 2 812 espectadores nas salas de cinema. Na semana passada tinham sido 6 630 a ver o filme. Em menos de um mês — 28 dias — o filme já foi visto por 32 162 espectadores, destacando-se como o filme português mais visto do ano, e arrecadou 179.085 euros de receita bruta na bilheteira. O drama foi escolhido esta semana como o candidato português às nomeações para Melhor Filme Internacional nos Óscares.

Um Último Golpe desceu para segundo lugar esta semana, e foi visto por 2 661 espectadores. Na semana anterior era o mais visto em Portugal, com mais de 8 mil espectadores. A fechar o pódio, em terceiro lugar, ficou A Linha do Horizonte, um suspense sueco de Mikael Marcimain, com pouco mais de mil espectadores.

Lê também: Cinema. Outubro com menos 82% de espectadores que em 2019

Há mais dois filmes portugueses a marcar presença no top dos 20 mais bem sucedidos na bilheteira desta semana. Em quinto lugar está Amor Fati, de Cláudia Varejão, que arrecadou 1 049 espectadores na semana de estreia. O Ano da Morte de Ricardo Reis foi visto por 117 espectadores e foi 17.º filme mais visto da semana. O filme de João Botelho é 0 3.º português mais visto do ano.

Tenet continua entre os mais vistos da semana, apesar de com poucos espectadores: 98. O blockbuster de Christopher Nolan, que foi uma das grandes estreias no pós-confinamento, é o 4.º mais visto do ano em Portugal.

Artigo corrigido às 12h15 com os números totais corretos de espectadores semanais.