‘O Farol’ estreia na televisão portuguesa

O filme é transmitido na TVCine Top, este sábado (28), às 21h30.

O Farol, filme realizado por Robert Eggers, responsável pelo bem-sucedido A Bruxa, estreia este sábado (28), na TVCine Top, às 21h30. A produção é um drama sobre loucura e isolamento e é inspirada numa história real, contando com Robert Pattinson e Willem Dafoe nos papéis principais, tendo estado nomeada para os Óscares e para os BAFTA 2020.

O argumento é ambientado nos finais do século XIX, altura em que a personagem de Pattinson, Ephraim Winslow, chega a uma ilha isolada junto à costa de Nova Inglaterra (EUA) para trabalhar como ajudante de faroleiro durante quatro semanas. Neste período, terá de responder perante Thomas Wake (Willem Dafoe), o encarregado.

Com o passar do tempo, e a opressão do isolamento a aumentar, juntamente com as violentas tempestades, os dois homens sentem dificuldade em fazer o seu trabalho, tentando passar o tempo da melhor forma possível. O ambiente é de provocações, conflitos e algumas confidências, a relação entre os dois começa a deteriorar-se, até serem levados aos limites da insanidade.

O filme estreou originalmente em Portugal no mês de fevereiro do ano passado e, aquando do lançamento, Miguel Cunha dos Santos, editor do Espalha-Factos, referiu, na sua crítica, que “O Farol é uma obra-prima. Atrevo-me a dizer que não será um filme para todos, mas é sem dúvida um filme que irá conquistar qualquer um que se deixa livre para ser abalado pela obra de Robert Eggers.”

Robert Eggers tem próximo filme em andamento

Eggers já está a preparar o próximo filme, The Northman, ainda sem data de lançamento anunciada. O elenco é recheado de nomes sonantes, como Nicole Kidman, Anya Taylor-Joy, recentemente vista em Gâmbito de Dama, Ethan Hawke, Alexander Skarsgård e a cantora Björk. A história vai passar-se na Islândia no século X, e acompanha um príncipe nórdico chamado Amleth (Alexander Skarsgård) que procura vingança contra aqueles que mataram o seu pai.

Quando questionada sobre a experiência de trabalhar com o realizador pela primeira vez, Nicole Kidman contou ao The Independent que se sente “muito apavorada agora. Pareço calma mas não devem ver o que é que se está a passar por dentro.” Taylor-Joy, que já trabalhou com o cineasta em A Bruxa, também já falou sobre o projeto. “É o Robert Eggers! As pessoas vão estar amedrontadas, nunca vais estar confortável, mas vai ser maravilhoso.”, em palavras à Collider. A nova produção de Eggers começa a criar imensas expectativas, após o sucesso dos dois filmes anteriores.

The Northman é, assim, um thriller psicológico de Robert Eggers, que é considerado um dos realizadores de filmes de terror mais visionários do seu tempo, depois de filmes como os já referidos The Witch e The Lighthouse. A produção foi adiada devido aos atrasos provocados pela pandemia. No entanto, aponta-se a estreia para finais de 2021 ou início de 2022. O Farol pode ser visto (ou revisto) na TVCine Top, às 21h30, deste sábado (28).

Mais Artigos
futebol fita isoladora centralização dos direitos televisivos
Futebol. Centralização dos direitos televisivos traz-nos “mais perguntas que respostas”