the crown
Fotografia: EF via Netflix

The Crown: “Vai ser um bom domingo para quem o passar a ver a série”

The Crown tem nova temporada a estrear este domingo (15) e os próximos episódios do drama real estiveram em análise no episódio do Fita Isoladora, o podcast do Espalha-Factos. Miguel Cunha dos Santos, editor do site, já viu os novos capítulos e promete “um bom domingo” para os que escolherem fazer uma maratona da série.

A história nesta quarta season vai contar-se no feminino e é justamente isso que gera curiosidade também a Marina Monteiro, redatora do Espalha-Factos e fã da série. “A curiosidade, mais do que nunca, é ver a Lady Di e a Margaret Thatcher nesta quarta temporada. A entrada de Diana na família real, a ‘aceitação’ dos ditames da rainha e das regras da família real, que na verdade ela não faz; e ainda ver a Margaret Thatcher, a primeira mulher a ser primeira-ministra do Reino Unido, num mandato de onze anos. É uma pessoa que foi memorável e que vai bater de frente com a rainha. São três mulheres, vamos ver o matriarcado nesta temporada“, aponta.

As expectativas elevadas não devem assustar ninguém. Depois de ver os episódios, a que teve acesso previamente, Miguel Cunha dos Santos não tem receio de dizer que esta é “a melhor temporada de todas” de The Crown, referindo que “tanto a Margaret Thatcher como a Princesa Diana são quem carrega os 10 episódios às costas, embora tudo o resto seja bem feito também, como na terceira temporada“.

A Olivia Colman trouxe à personagem uma densidade que ela não tinha nas primeiras duas temporadas e trouxe também à personagem uma realidade que ela não tinha até aí“, considera Pedro Miguel Coelho, apresentador do podcast. “Nas primeiras temporadas tivemos uma rainha idealizada, a rainha que gostávamos que ela fosse, e não propriamente a rainha que ela foi“, descreve.

É a rainha que já não tem esses sonhos, que está rendida à realidade. É dura na forma como se relaciona com as outras pessoas, é muito cética, desconfiada, e foi enrijecendo à medida que a coroa lhe foi pesando. Gostei muito disso na terceira temporada e acho que a Olivia Colman é a atriz certa para encarnar a rainha nesta fase da vida e fiquei super hyped com o trailer da nova temporada, com a Diana e com a Thatcher“, completa.

Podes ouvir toda a antevisão da série nas plataformas habituais. O podcast, que já está disponível para audição, tem todos os episódios para escuta nas plataformas SpotifyApple PodcastsGoogle PodcastsAnchorBreaker e RadioPublic.

Neste episódio é ainda convidado Adolfo Mesquita Nunes, que fala sobre o novo livro ‘A Grande Escolha’ e responde ainda à questão provocatória “A cultura tem sempre de ser de esquerda?”, e discute-se a entrada de novos canais na Televisão Digital Terrestre.

Mini-episódios desta semana: