Mosquito de João Nuno Pinto
Fotografia: Leopardo Filmes

‘Mosquito’ estreia na RTP em formato minissérie

O filme Mosquito, de João Nuno Pinto, estreia este domingo (15) na RTP1 em formato minissérie. Dividida em três episódios, exibidos todos de seguida, conta-nos a história de um jovem português que deseja viver grandes aventuras heroicas durante a I Guerra Mundial.

Produzida pela Leopardo Filmes, a produção tem no elenco nomes como João LagartoCamanéFilipe Duarte ou Josefina Massango. A produtora avança, através da sua conta de Instagram, que a versão em minissérie terá uma montagem diferente do filme original, contando com cenas inéditas.

Mosquito é baseado numa história verídica e passa-se em África em 1917, durante a I Guerra Mundial. Zacarias (João Nunes Monteiro) é enviado para Moçambique; jovem e sonhador, vai com a ambição de ser um herói, mas rapidamente se depara com o terror e a dor de quem combate no campo de batalha. Através da história deste jovem somos confrontados com o horror da guerra e a subjugação dos povos africanos pelos europeus através do domínio colonial”, explica o realizador.

Escrito por Fernanda Polacow Gonçalo Waddington, conquistou a crítica tanto a nível nacional como internacional, tendo sido destaque em vários festivais da Europa, Ásia e América do Sul. Recentemente, levou para casa os prémios de Melhor Fotografia e Melhor Banda Sonora na Mostra de Valência – Cinema Del Mediterrani, em Espanha. Mosquito vai continuar o seu percurso pelo circuito de festivais de cinema, constando ainda na lista de filmes a votação para a escolha do candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Internacional na 93.ª edição dos Óscares.

A minissérie de Mosquito, exibida este domingo para marcar o Dia do Armistício, celebrado na passada quarta-feira (11), vai para o ar a partir das 0h09. O segundo episódio começa à 1h01 e o terceiro pelas 01h53. A versão em está também disponível na Filmin e no catálogo da HBO Portugal.