Ferrero Rocher

“Apetecia-me algo… bom”. Por onde andam Ambrósio e a “senhora” da ‘Ferrero Rocher’?

Quase 30 anos depois, onde estão os atores do memorável anúncio da marca de chocolates?

A chegada da época natalícia traz de volta alguns dos mais memoráveis anúncios televisivos. Há um que já se tornou indispensável: a publicidade à Ferrero Rocher com Ambrósio e a “senhora”, que estreou há quase 30 anos na televisão portuguesa. As caras são conhecidas e a tradição manteve-se, mas o que é feito dos atores do famoso anúncio?

Os bombons da marca são já um presente de Natal quase obrigatório. Chegaram a Portugal em 1989 e, três anos depois, uma socialite vestida de amarelo pedia ao seu mordomo “algo bom” – A emblemática frase “Ambrósio, apetecia-me algo” acompanha os natais desde 1992 e ficava para a história.

Desde então, a Ferrero Rocher continuou a usar o mesmo anúncio em Portugal, ano após ano. Filmado em Itália no início dos anos 90, tem várias versões gravadas pelas reconhecidas caras, algumas delas nunca exibidas por cá. Nas televisões nacionais, a mais reconhecida é aquela que se passa numa limousine; mas teve algumas variantes, como a da senhora a ter o seu retrato pintado ou no decorrer de um leilão.

Afinal, quem são a “senhora” e o Ambrósio?

As duas figuras sentadas num Rolls Royce prateado são Paul Williamson e Lee Beverly Skelton, nos papéis de Ambrósio e de “senhora”, respetivamente. A versão original exibida em Portugal contou com a dobragem dos atores Canto e Castro e Fernanda Figueiredo, que foram depois substituídos por outras vozes em transmissões mais recentes.

Fotografia: D.R.

Ao longo dos seus 91 anos de idade, o ator britânico que deu vida ao já icónico Ambrósio interpretou 135 personagens diferentes, no cinema e na televisão. Os seus trabalhos mais bem cotados no IMDb são Emma (1996), adaptação do romance homónimo de Jane Austen, com Gwyneth Paltrow no papel principal; e a série O Regresso de Sherlock Holmes (1986-1988), onde interpretou Inspetor Hopkins. 

Paul Williamson casou com Clare Welsh, em 1966. A atriz é conhecida pela série The Real Bloggers of Sydney. Segunda a página de Williamson no IMDb, o seu último trabalho como ator foi em 2007, no filme Namastey London.

Fotografia: D.R.

Por sua vez, a “senhora” Lee Skelton afastou-se das câmaras. Ex-modelo norte-americana, nasceu em 1958 em Nova Jérsia (61 anos). Em 1987, ainda antes da gravação do anúncio, casou-se com Lorenzo Borghese, descendente de uma das famílias aristocratas mais antigas de Itália. O casal teve dois filhos, mas divorciou-se em 2000.

Atualmente, Skelton reside num castelo na Toscânia com o segundo marido, com quem casou em 2011. Além de gerir o Castelnuovo Tancredi, toma conta de uma vinha de 600 hectares e uma casa de campo.

A marca procura novos protagonistas em Portugal

Ferrero Rocher procurou ao longo das últimas semanas uma nova dupla para recriar a campanha em formato outdoor (cartazes de rua). Em parceria com a TVI, a marca de chocolates lançou o desafio através de um casting para escolher As Novas Caras de Ferrero Rocher.

Os candidatos anónimos, que puderam enviar as suas participações até 1 de novembro, foram reduzidos a oito finalistas – quatro Ambrósios e quatro “senhoras”. No programa desta quarta-feira (12) do Você Na TV!, o apresentador Manuel Luís Goucha recebeu os candidatos para protagonizar o novo filme promocional.

Carla Santos, Filipa Estêvão, Teresa Silva e Renata Serra são as quatro finalistas femininas. Já Fábio Oliveira, João Santos, Diogo Lopes e Luís Ferreira competem pelo papel do mordomo. Os candidatos estão a votos online no site da iniciativa e os seis mais votados avançam para a próxima fase.

com Tiago Serra Cunha
Mais Artigos
Clara de Sousa
Clara de Sousa em isolamento profilático preventivo