Leonardo DiCaprio A Praia

Leonardo DiCaprio: Recorda oito filmes pouco conhecidos do ator

Leonardo DiCaprio completa 46 anos esta quarta-feira, dia 11 de novembro. O ator americano de renome é fortemente conhecido por grandes papéis em filmes como TitanicO Lobo de Wall Street The Revenant: O Renascido. Porém, muitos são os trabalhos menos conhecidos que contam com a participação do ator. No dia do seu aniversário, o Espalha-Factos selecionou alguns dos papéis do artista que passaram de certa forma despercebidos.

Da juventude à idade adulta, Leonardo DiCaprio cunhou o próprio nome na indústria de Hollywood, graças a trabalhos dos mais variados géneros. Interpretou pobres, ricos, polícias, ladrões e personagens de todas as tipologias. No meio de tanto sucesso, é natural que alguns projetos passem despercebidos, por mais incríveis que sejam. Na lista abaixo, podes recordar os filmes menos conhecidos, ou até desconhecidos da maioria dos espectadores, com a marca de DiCaprio.

A Vida Deste Rapaz, 1993

A Vida Deste Rapaz Leonardo DiCaprio

A carreira de Leonardo DiCaprio iniciou-se na década de 90, com a boa prestação nos filmes Gilbert Grape e The Basketball DiariesPorém, o que muitos não sabem é que, ainda antes destes dois trabalhos, já um jovem DiCaprio tinha participado em A Vida Deste Rapaz, de Michael Caton-Jones. No trabalho, o ator veste a pele de Tobias, um rapaz que cresce na década de 50, ao lado da mãe, Caroline (Ellen Barkin) e de um padrastro abusivo, Dwight Hansen (Robert De Niro). O drama comovente, baseado nas memórias do professor e escritor Tobias Wolff foi a abertura de uma porta para o artista, com uma grande receção da crítica, tanto do trabalho como da sua prestação.

Eclipse Total1995

Entre o sucesso de The Basketball Diaries e de Romeo + Juliet, surge Eclipse Total, um drama romântico e biográfico realizado por Agnieszka Holland. O filme apresenta o relacionamento entre dois poetas franceses do século XIX: Paul Verlaine (David Thewlis), mentor, e Arthur Rimbaud (Leonardo DiCaprio), jovem poeta, com base em cartas e poemas. Quando ambos se envolvem num romance violento e proibido, começam a sentir os efeitos de um estilo de vida artístico infernal. Um filme de origem britânica, italiana, francesa e belga muito pouco conhecido do público, mas no qual Leonardo DiCaprio brilha num dos papéis principais.

Duas Irmãs1996

Leonardo DiCaprio Duas Irmãs

Um filme no qual o papel secundário do ator passou despercebido, ao lado de grandes figuras como Diane Keaton, Meryl Streep e Robert de Niro. Tudo começa, tal como o título do filme indica, com duas irmãs: Lee (Streep), uma jovem independente que saiu de casa, e Bessie (Keaton), a bondosa irmã que ficou sozinha a cuidar do pai. No entanto, tudo muda quando, anos depois, Bessie fica doente e precisa de um transplante de medula para lhe salvar a vida. Lee regressa então a casa para ajudar a irmã, agora acompanhada pelo filho, o jovem rebelde Hank (DiCaprio). A partir deste momento, a família vai viver numa grande montanha-russa de sentimentos e tramas.

Celebridades, 1998

No filme de Woody Allen, o ator assume um papel secundário, pelo que a visibilidade lhe é tirada, de certa forma, por Kenneth BranaghJudy Davis. Toda a trama inicia quando Lee (Branagh) vê a vida pessoal e profissional colapsar, quando decide divorciar-se da esposa, Robin (Davis), e a carreira de escritor não corre bem. Depois do divórcio, mergulha num novo trabalho como jornalista de entretenimento, onde passa a participar nas festas mais sumptuosas de Manhattan. Ao relacionar-se com várias estrelas, passa a conhecer um mundo que não imaginava, através de várias figuras o mais loucas possível. Entre elas, destaca-se a personagem de DiCaprio: um jovem astro do cinema fora do controlo que bate na namorada (Gretchen Mol).

A Praia, 2000

Leonardo DiCaprio A Praia

O filme de 2000 de Danny Boyle chega com Leonardo DiCaprio como estrela principal, Richard, que conhece Françoise (Virginie Ledoyen) e Étienne (Guillaume Canet), um casal de franceses, e viajante mais velho marcado por anos de sol e drogas, Daffy (Robert Carlyle), num hotel de Banguecoque. É este último que, depois de contar a Richard a história de uma ilha secreta com uma praia perfeita sem a presença de turistas, lhe deixa um mapa na porta e se suicida. Com o mapa, o protagonista junta-se ao casal numa aventura para fazer algo diferente. Depois de várias dificuldades, os três chegam à ilha e descobrem um paraíso no meio de uma comunidade de viajantes. Contudo, o tempo vem mostrar-lhes que nem tudo é tão deslumbrante como parece.

A 11.ª Hora, 2007

Para além do talento na representação, Leonardo DiCaprio é conhecido pelas fortes preocupações ambientais e pela luta a favor do planeta. Isso é visível no documentário de Nadia Conners e Leila Conners Petersen, onde o artista atua como narrador. O trabalho conta com a contribuição de mais de 50 cientistas, ativistas ambientais e políticos, incluindo o ex-líder soviético Mikhail Gorbachev, o físico Stephen Hawking, a vencedora do Prémio Nobel da Paz Wangari Maathai e o jornalista Paul Hawken, para relatar os graves problemas que os sistemas de vida da Terra enfrentam.

O Corpo da Mentira, 2008

Leonardo DiCaprio O Corpo da Mentira

No filme de espionagem de Ridley Scott, o ator veste a pele de Roger Ferris, um agente da CIA que é destacado para a Jordânia para procurar terroristas, sob a supervisão à distância do chefe Ed Hoffmann (Russell Crowe). Em colaboração com o chefe de inteligência do país, Hani PashaFerris apanha o rasto de Al-Saleem, um mentor islamista que planeia várias explosões na Europa. O protagonista desenvolve então um plano para apanhar o terrorista. No entanto, ao desenvolver um relacionamento com a enfermeira Aisha e a esconder o plano do chefe de inteligência, nem tudo vai correr como Ferris planeava.

Revolutionary Road2008

O trabalho de Sam Mendes apresenta uma colaboração entre a dupla Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, depois do sucesso da parceria em Titanic. O filme viaja até 1948, onde Frank Wheeler (DiCaprio) conhece April (Winslet) numa festa. Depois de se conhecerem melhor e se apaixonarem, os dois casam-se e, quando a mulher fica grávida, mudam-se para a 115 Revolutionary Road, nos subúrbios de Connecticut. Os Wheeler parecem, aos olhos de todos, o casal perfeito. Porém, nem tudo é o que parece. Por entre uma carreira de atriz falhada de April e o cansaço de Frank com o trabalho, vários são os problemas perturbadores que os dois vão ter de enfrentar.