Há duas curtas-metragens portuguesas nomeadas para os Prémios do Cinema Europeu. Vitalina Varela, a longa-metragem portuguesa candidata à lista oficial não foi nomeada em nenhuma categoria.
As nomeações finais para os Prémios do Cinema Europeu foram anunciadas esta terça-feira (10), numa cerimónia no Festival de Cinema Europeu de Sevilha. Past Perfect, de Jorge Jácome e Pedro Penim, e Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias, de Regina Pessoa, são as obras portuguesas a concurso na categoria Curta-metragem Europeia.
Past Perfect baseia-se na peça Antes, de Pedro Penim. A curta, tal como a peça, retrata a nostalgia característica do nosso país, através de uma espécie de viagem no tempo. “Muitas cidades ou países apresentam um malaise distinto“, explica a sinopse de ambas as obras. “São lugares que podiam ser Portugal, de tão afundados numa dolorosa Saudade do passado, e onde cada tensão do presente é apenas a ponta de um iceberg que se explica em recuos sucessivos que podem ir até à origem das espécies.”
Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias é uma homenagem ao tio da realizadora, e mostra “como uma pessoa não tem de ser ‘alguém’ para ser excecional aos olhos de outro“, segundo a sinopse da curta.

Vitalina Varela era uma das obras “recomendadas para uma nomeação aos Prémios do Cinema Europeu 2020″, mas acabou por ficar fora da lista final. Entre os nomeados na categoria Filme Europeu está Berlin Alexanderplatz, protagonizado pelo ator luso-guineense Welket Bungué. Destacam-se ainda várias produções espanholas, como Klaus e Advantages of Travelling by Train.
A cerimónia de entrega dos prémios será transmitida em streaming, em direto da sede da European Film Academy (EFA), em Berlim. Divide-se em vários eventos de entrega de prémios, entre os dias 8 e 12 de dezembro, todos realizados sem público.
Conhece os nomeados em todas as categorias
Filme Europeu
Another Round (Dinamarca e Suécia)
Berlin Alexanderplatz (Alemanha e Países Baixos)
Corpus Christi (Polónia e França)
Martin Eden (Itália e França)
The Painted Bird (República Cheva, Eslováquia e Ucrânia)
Undine (Alemanha e França)
Comédia Europeia
Advantages of Travelling by Train (Espanha e França)
Ladies of Steel (Finlândia)
The Big Hit (França)
Descoberta Europeia – Prix Fipresci
Full Moon (Bósnia e Herzegovina)
Gagarine (França)
Instinct (Países Baixos)
Isaac (Lituânia)
Jumbo (França, Bélgica e Luxemburgo)
Sole (Itália e Polónia)
Documentário Europeu
ACASĂ, My Home (Roménia, Alemanha e Finlândia)
Collective (Roménia e Luxemburgo)
Gunda (Noruega e EUA)
Little Girl (França)
Saudi Runway (Suíça)
The Cave (Síria, Dinamarca)
Filme de Animação Europeu
Calamity (França, Dinamarca)
Josep (França, Bélgica e Espanha)
Klaus (Espanha)
The Nose or The Conspiracy of the Mavericks (Rússia)
Curta-metragem Europeia
All Cats Are Grey in the Dark (Suíça)
Genius Loci (França)
Past Perfect (Portugal)
Sun Dog (Bélgica, Rússia)
Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias (Portugal)
Realizador Europeu
Thomas Vinterberg (Another Round)
Agnieszka Holland (Charlatan)
Jan Komasa (Corpus Christi)
Maria Sødahl (Hope)
Pietro Marcello (Martin Eden)
Atriz Europeia
Ane Dahl Torp (Charter)
Natasha Berezhnaya (Dau. Natasha)
Andrea Bræin Hovig (Hope)
Marta Nieto (Mother)
Nina Hoss (My Little Sister)
Paula Beer (Undine)
Ator Europeu
Mads Mikkelsen (Another Round)
Bartosz Bielenia (Corpus Christi)
Viggo Mortensen (Falling)
Goran Bogdan (Father)
Elio Germano (Hidden Away)
Luca Marinelli (Martin Eden)
Argumentista Europeu
Costa-Gavras (Adults In The Room)
Thomas Vinterberg, Tobias Lindholm (Another Round)
Damiano D’Innocenzo, Fabio D’Innocenzo (Bad Tales)
Martin Behnke, Burhan Qurbani (Berlin Alexanderplatz)
Mateusz Pacewicz (Corpus Christi)
Pietro Marcello, Maurizio Braucci (Martin Eden)