A RTP2 teve menos de 1% de share no total dos 31 dias de outubro. Os resultados baixos do canal público têm sido cada vez mais acentuados e o Fita Isoladora, podcast do Espalha-Factos, tenta perceber a razão das fracas audiências.
Ouve o mais recente episódio do Fita Isoladora:
O segundo canal continua a falhar em captar público para a sua programação. Em outubro, a cada 100 espectadores, menos de um contactou com a RTP2 – correspondente a 0.8% de quota de mercado e 1% de share. O canal teve mesmo o pior mês da sua história, situando-se amplamente atrás dos três canais informativos e com a CMTV a atingir cinco vezes a sua audiência.
Os valores colocam a estação, que é emitida em sinal aberto, atrás ainda de canais do cabo como o Cartoon Network, o Disney Channel, a Fox Life, a Sport TV+ ou até mesmo o TVI Reality, entre outros.
Coloca-se a questão: a RTP2 é demasiado culta e adulta para quem (não) a vê? O painel do Fita recebe Miguel Alexandre, redator do Espalha-Factos, para tentar compreender as razões do insucesso e se a RTP2 está ou não a cumprir o seu papel – ou se é impopular por cumpri-lo.
Ficção sobre política americana também em discussão
O podcast não deixa escapar as eleições presidenciais dos Estados Unidos. Neste episódio analisa-se a forma como a ficção política influencia o mundo e o próprio povo americano a encarar o seu sistema democrático com Hélio Carvalho, jornalista estagiário do PÚBLICO que acompanhou a noite eleitoral.

O Dia Internacional da Preguiça comemora-se este sábado (7) para relembrar a todos o quão importante é o descanso e o direito a deixar bater aquela preguiçazinha. Numa era que valoriza cada vez mais uma carga horária elevada e um dia-a-dia mais acelerado e frenético, o descanso e o nosso tempo livre tornam-se cada vez mais importantes.
Ao não fazer nada também estamos a fazer alguma coisa por nós? Rita Mendes, diretora de recursos humanos do Espalha-Factos e Recruitment Lead na Nmbrs, junta-se ao painel residente do Fita Isoladora para explicar a importância da preguiça.
O podcast, que já está disponível para audição, tem todos os episódios para escuta nas plataformas Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Anchor, Breaker e RadioPublic.