rtp2
Fotografia: EF via Unsplash/RTP2

Podcast. A RTP2 é demasiado culta e adulta para quem (não) a vê?

A RTP2 teve menos de 1% de share no total dos 31 dias de outubro. Os resultados baixos do canal público têm sido cada vez mais acentuados e o Fita Isoladora, podcast do Espalha-Factos, tenta perceber a razão das fracas audiências.

Ouve o mais recente episódio do Fita Isoladora:

O segundo canal continua a falhar em captar público para a sua programação. Em outubro, a cada 100 espectadores, menos de um contactou com a RTP2 – correspondente a 0.8% de quota de mercado e 1% de share. O canal teve mesmo o pior mês da sua história, situando-se amplamente atrás dos três canais informativos e com a CMTV a atingir cinco vezes a sua audiência.

Os valores colocam a estação, que é emitida em sinal aberto, atrás ainda de canais do cabo como o Cartoon Network, o Disney Channel, a Fox Life, a Sport TV+ ou até mesmo o TVI Reality, entre outros.

Coloca-se a questão: a RTP2 é demasiado culta e adulta para quem (não) a vê? O painel do Fita recebe Miguel Alexandre, redator do Espalha-Factos, para tentar compreender as razões do insucesso e se a RTP2 está ou não a cumprir o seu papel – ou se é impopular por cumpri-lo.

Ficção sobre política americana também em discussão

O podcast não deixa escapar as eleições presidenciais dos Estados Unidos. Neste episódio analisa-se a forma como a ficção política influencia o mundo e o próprio povo americano a encarar o seu sistema democrático com Hélio Carvalho, jornalista estagiário do PÚBLICO que acompanhou a noite eleitoral.

Fotografia: Netflix

Dia Internacional da Preguiça comemora-se este sábado (7) para relembrar a todos o quão importante é o descanso e o direito a deixar bater aquela preguiçazinha. Numa era que valoriza cada vez mais uma carga horária elevada e um dia-a-dia mais acelerado e frenético, o descanso e o nosso tempo livre tornam-se cada vez mais importantes.

Ao não fazer nada também estamos a fazer alguma coisa por nós? Rita Mendes, diretora de recursos humanos do Espalha-Factos e Recruitment Lead na Nmbrs, junta-se ao painel residente do Fita Isoladora para explicar a importância da preguiça.

podcast, que já está disponível para audição, tem todos os episódios para escuta nas plataformas SpotifyApple PodcastsGoogle PodcastsAnchorBreaker e RadioPublic.

Mini-episódios desta semana:

  1. Rtp2… que faça igual aos outros países…. Ou então ” Fecha de vez este canal ” que o povo só estão entre os olhos nas ” Novelas e Pimbas ” na SIC e na TVI. O povo ainda não percebe que pagam uma taxa nas facturas da luz para a RTP, mas nas redes sociais é só TVI e SIC , que eu munca fico contente de pagar os impostos .. Portanto que adianta pôr as novas séries na RTP2 ou novos Documentários sobre Portugal e outras…. ” RTP2 vai desligar ” assim veremos se o povo vão ficar contentes….

  2. Na RTP2 só tenho visto ao longo dos anos “Biosfera” (programa sobre ambiente e sustentabilidade) que é extremamente bem feito e que também deveriam passar na RTP3 e a na RTP1, e “Esec-TV” (programa da Escola Superior de Educação de Coimbra) que por algum motivo inexplicável considero interessante mas que está relegado para um posicionamento horário das +/- 02:24 das terças-feiras e que só vejo ocasionalmente talvez também por causa do horário.

    De resto em tempos via os programas relacionados com a História, de José Hermano Saraiva que iam mudando de nome ao longo dos anos e que mais recentemente acho que se chamavam “A Alma e a Gente”, mas que com o problema de saúde e mais tarde a morte (em 2012) do apresentador ditou o fim dos programas. Infelizmente a RTP aparentemente desinteressou-se do assunto e hoje em dia não existe nenhum programa que eu considere equivalente nem na RTP2 nem nos restantes canais do grupo, pelo menos que tenha reparado. Aparentemente havia muita gente na área que criticava o programa porque na opinião de outras pessoas muito do que era dito estava errado, mas pelo menos menos era um programa onde o apresentador tentava falar acerca do passado de uma maneira didáctica e interessante por vezes com alguns ensinamentos úteis para o presente… e nenhuma outra pessoa surgiu até ao momento para ocupar tal espaço vazio com qualidade, ou neste caso mesmo sem qualidade já que a oferta parece ser zero.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.