OPTEC/ Divulgação

Nomeações finais aos Prémios do Cinema Europeu conhecem-se esta semana

O filme português 'Vitalina Varela' constitui a lista de obras recomendadas para uma nomeação

Os nomeados para a 33.ª edição dos Prémios do Cinema Europeu (European Film Awards) serão anunciados esta terça-feira, 10 de novembro, às 1h00, durante o Festival de Cinema Europeu de Sevilha. Há um filme português entre os recomendados para nomeação.

Os mais de 3800 membros da Academia de Cinema Europeu viram os 38 filmes pré-selecionados e votaram para as nomeações aos Prémios Europeus de Cinema nas categorias de Melhor Filme Europeu, Realizador, Ator, Atriz e Argumento.

Desta lista de obras ‘”recomendadas para uma nomeação aos Prémios do Cinema Europeu 2020″ faz parte o filme português Vitalina Varela, de Pedro Costa. Estreado em agosto de 2019 no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, o filme tem sido bem recebido pela crítica, arrecadando vários prémios em diversos festivais internacionais de cinema — entre os quais o Leopardo de Ouro, em 2019, prémio máximo do Festival de Locarno.

O filme conta a história de uma mulher que viveu grande parte da vida à espera de ir ter com o marido, Joaquim, emigrado em Portugal. Ao saber que ele morreu, Vitalina Varela chega a Portugal três dias depois do funeral, vinda de Cabo Verde.

Lê também: ‘Listen’ é já o segundo filme português mais visto do ano

Além de Vitalina Varela, há mais filmes portugueses que podem ser nomeados. Na categoria de curtas-metragens. Invisível Herói de Cristèle Alves Meira, A Mordida de Pedro Neves Marques, Nha Mila de Denise Fernandes, Past Perfect de Jorge Jácome e Pedro Penim, Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias, de Regina Pessoa e The Shift de Laura Carreira, podem também fazer parte da lista oficial de nomeados aos European Film Awards 2020.

O anúncio oficial dos nomeados vai ser transmitido em streaming e pode ser acompanhado através do site da Academia Portuguesa do Cinema.

A cerimónia final de entrega dos prémios este ano será transmitida online e sem público, em direto da sede da European Film Academy (EFA), em Berlim. Divide-se em vários eventos de entrega de prémios, entre os dias 8 e 12 de dezembro. Estava prevista acontecer em Reiquiavique, na Islândia, mas, devido ao aumento do número de pessoas infetadas com o coronavírus, a Academia europeia alterou os planos. A cidade volta a receber a cerimónia em 2022.

Notícia corrigida às 10h00 de 10 de novembro com a data correta da cerimónia de anúncio dos nomeados, e as datas dos eventos de entrega dos prémios.

Com Carolina Correia

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Novo confinamento leva ao cancelamento de concertos