O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Listen chega à televisão portuguesa a 2 de maio, o Dia da Mãe.
Fotografia: NOS Audiovisuais

‘Listen’ é já o segundo filme português mais visto do ano

Produção de Ana Rocha de Sousa está perto de se tornar o filme português mais visto do ano

Listen, o premiado filme de Ana Rocha de Sousa no Festival de Veneza, tornou-se o filme português mais visto do ano num período de duas semanas e o segundo mais visto em termos gerais, indicam os dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) relativos à semana de 29 de outubro a 4 de novembro.

Nesta que foi a sua segunda semana em exibição, a película levou às salas 8 252 espectadores, conquistando uma receita bruta superior a 46 mil euros. Estreado a 22 de outubro, o filme conseguiu, nas duas semanas em sala, um total de 22 330 espectadores e uma receita bruta que ascende a 125 mil euros.

O número de espectadores conseguidos em 14 dias faz com que se torne o filme português mais visto este ano nas primeiras duas semanas de exibição, destronando O Filme do Bruno Aleixo. Com estreia a 23 de janeiro, a incursão da personagem cómica no cinema valeu, nos primeiros 14 dias, 18 884 espetadores e uma receita bruta superior a 103 mil euros.

Em termos acumulados desde a estreia, a película de humor permanece, contudo, no primeiro lugar, com 24 010 espetadores, sendo Listen o segundo colocado da tabela dos filmes nacionais mais vistos do ano.

O drama protagonizado por Lúcia Moniz, inspirado em factos reais, conta a história de uma família portuguesa emigrada no Reino Unido, a quem os serviços sociais retira os três filhos menores por suspeita de maus tratos. Listen arrecadou seis distinções na edição deste ano do Festival de Veneza.

Listen
Fotografia: NOS Audiovisuais

No ranking semanal, o filme recua em relação à posição cimeira da semana de estreia para o segundo lugar. O restante pódio é ocupado por filmes estreados nessa mesma semana. Um Último Golpe, o filme de ação realizado por Mark Williams e protagonizado por Liam Neeson, somou 9 616 espetadores e uma receita bruta que ascende aos 55 mil euros na semana de estreia, liderando a lista da semana.

As Bruxas de Roald Dahl, realizado por Robert Zemeckis e com Anne Hathaway no papel da vilã, fecha o top 3 da semana. O filme conquistou 4 256 espetadores e encaixou uma receita bruta que ascende aos 23 mil euros.

As produções nacionais entre os mais vistos do ano

No topo do ranking geral do ano, permanece, em termos acumulados, o vencedor de várias estatuetas douradas, 1917. O filme realizado por Sam Mendes conquistou 330 011 espetadores, arrecadando uma receita bruta superior a 1 milhão e 860 mil euros.

A fechar o top 3, Bad Boys Para SempreBirds of Prey (e a Fantabulástica Emancipação de Uma Harley Quinn). O filme de comédia protagonizado por Will Smith e Martin Lawrence levou às salas 259 578 espetadores, conseguindo perto de 1 milhão e 500 mil euros de receita bruta. Já a película que tem por cenário Gotham city conquistou 165 633 espetadores, encaixando mais de 933 mil euros de receita.

Bruno Aleixo
Fotografia: O Filme do Bruno Aleixo

Na tabela, que conta com um total de 40 posições, constam duas produções nacionais. O Filme do Bruno Aleixo fica em 34.º lugar e Listen ocupa a 36.ª posição.

Número de espectadores em quebra

Depois de ter registado uma evolução favorável na semana anterior, o número de espetadores nas salas de cinema voltou a sofrer uma retração, segundo as contas do ICA. Entre 29 de outubro e 4 de novembro, o número total foi de 44 600, uma quebra de 19,5% face aos 55 437 da semana anterior. Também as receitas sofreram um impacto, com uma redução de 19,8%, para 243.527,97 euros.

Depois de um mês de outubro em que a tendência geral foi de decréscimo, a entrada em novembro não traz, para já, um cenário animador. Face à primeira semana de outubro, os números agora verificados representam um quebra de 55,5% do número de espetadores – que tinham sido 80 290 – e de 55,7% em relação às receitas arrecadadas – 437.030,22 euros no início de outubro.

Esta foi, aliás, a pior marca de entrada num mês, desde agosto. Aí tinham-se verificado 26 783 espetadores e uma receita de 145.186,96 euros, números que vinham em crescimento desde a reabertura das salas, no final de maio.

Lê também: Covid-19. Metade das salas de cinema podem fechar sem apoios

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.