António Zambujo e Miguel Araújo

À Escuta. Miguel Araújo & António Zambujo, Capitão Fausto e Tiago Plutão entre as novidades da semana

Nesta semana, o À Escuta, rubrica semanal do Espalha-Factos que destaca os lançamentos da música nacional, ressalta a mais recente colaboração da dupla Miguel Araújo e António Zambujo, os singles de Capitão Fausto, lançados no âmbito do novo filme-concerto da banda, e a estreia a solo de Tiago Plutão.

Dia da Procissão‘, o novo single de Miguel Araújo, com participação de António Zambujo

Dia da Procissão‘ é a nova canção de Miguel Araújo e António Zambujo, composta a interpretada pelos dois músicos e amigos de longa. É o primeiro single desde a ‘A Incrível História de Gabriela de Jesus‘, canção editada a partir de casa no confinamento, época em que fomos gracejados com lives de Instagram de Miguel Araújo a cantar serenatas para a filha mais nova.

Em ‘Dia da Procissão‘, Miguel Araújo e António Zambujo devolvem-nos o imaginário do interior, das Festas da Aldeia, da dicotomia amigável entre o novo e o velho, despertando as saudades do verão. A canção é acompanhada de um belíssimo videoclipe, produzido pelo estúdio AV82.

Capitão Fausto reeditam ‘Gazela‘ e ‘Mil e Quinze‘ no âmbito do filme-concerto Sol Posto

Mil e vinte foi bera, mas chegou ao fim“. É com esta pequena modificação na letra da canção ‘Mil e Quinze’ que os Capitão Fausto encapsulam este ano atípico. Mas a verdade é que o ano ainda não acabou, nem para nós nem para eles. Depois de A Invenção do Dia Claro, editado em 2019, a banda regressa agora com um filme-concerto com atuações gravadas entre o crepúsculo, a noite e a alvorada.

Realizado por Ricardo Oliveira, o filme estreia em 70 salas de cinema numa sessão única, por volta das 18h no dia 14 de novembro. ‘Gazela‘ e ‘Mil e Quinze‘, os singles reeditados esta semana, são algumas canções do repertório da banda lisboeta que poderemos ouvir nesta película, que colmatará, certamente, alguma ânsia de assistir a concertos ao vivo.

Tiago Plutão estreia-se a solo em ‘Homem da Montanha

Tiago Cunha, jovem lisboeta, transforma-se, em ‘Homem da Montanha‘ num ser sideral, Tiago Plutão, que se estreia a solo com uma canção excecionalmente espacial. O amor pela astronomia não é novidade — o seu projeto musical paralelo chama-se Jupiturno (Júpiter + Saturno). Este single leva-nos pelo relevo acidentado de Plutão onde vive o Homem da Montanha, o nosso guia estelar.

Backing vocals alucinantes e sintetizadores que nos dão a volta à cabeça caracterizam esta canção, que vem acompanhada de um videoclipe igualmente psicadélico, realizado por Waves of Youth. A gravação e masterização de ‘Homens da Montanha’ ficou a cargo de Makoto Yagyu e Fábio Jevelim (ambos de PAUS).

My Lover‘, de Dino D’Santiago ganha novo toque com a participação de Nelson Freitas

Lançada em abril deste ano, ‘My Lover‘ é uma das canções que compõem o disco KRIOLA, de Dino D’Santiago. Sete meses depois, a música é reeditada, agora com a participação especial de Nelson Freitas. Cantada em inglês e crioulo, esta versão da música estará na edição física de KRIOLA, que conta com dois temas inéditos ‘Flan Pa Modi‘ e ‘Chega Pra La‘ e chega às lojas a 13 de novembro. Dino e Nelson contracenam no novo teledisco da canção, realizado por JP Moreira.

Diogo Piçarra e Vitor Kley lançam ‘Nada É Para Sempre

Antes mesmo de se conhecerem pessoalmente, Diogo Piçarra e Vitor Kley já estabeleciam uma cumplicidade tremenda. A ponte entre Portugal e Brasil foi feita via WhatsApp, onde os primeiros esboços para ‘Nada É Para Sempre‘ foram ganhando asas. “Quando fomos para estúdio, parecia que éramos amigos de escola. Já brincávamos um com o outro, trocávamos ideias e é lindo quando existem estas conexões verdadeiras com artistas com quem nunca tínhamos trabalhado.”, confessou o cantor brasileiro à rádio Mega Hits.

Firmeza‘ é o novo single de Aragão

Aragão regressa com as “boas vibes” que lhe são características em ‘Firmeza‘. Com esta canção alegre e dançável, Aragão glorifica a união e a amizade e a importância das boas energias. O cantor de Mira-Sintra tem vindo a ganhar destaque desde a edição do single de estreia, ‘Tranquilo‘. Desde então, a produção musical não deu trégua e ‘Ficar Contigo‘, ‘Mudei‘, ‘Viver‘ e ‘FREE‘ foram sendo lançados ao longo de 2020, sob alçada da Sony Music Entertainment.

Deixar de Ser‘:  New Max junta-se a Mundo Segundo e Sam The Kid neste novo single

A parceria entre Mundo Segundo Sam The Kid é de longa data, e já rendeu dezenas de concertos e verdadeiros clássicos, como ‘Tu Não Sabes‘, ‘Gaia/Chelas‘ e ‘Incendiário’. New Max, 1/2 dos Expensive Soul, integra agora esta parceria na escrita, produção, gravação e masterização do single ‘Deixar de Ser‘.

Luta Livre lança novo single, ‘Escravo do Patrão

Luta Livre é o novo projeto do músico Luís Varatojo (Peste & Sida, A Naifa), que “resulta de um olhar interventivo sobre a sociedade e a atualidade.” No tema ‘Escravo do Patrão‘, Luta Livre debruça-se sobre a vida fatigante dos trabalhadores de serviços de entrega ao domicílio. O saxofone diligente sempre presente e as teclas ressoam claramente o jazz, mas ao longo da canção ouvimos também traços de pop e hip-hop.

Escravo do Patrão‘ conta com a participação de Ricardo Toscano no saxofone, Diogo Santos no piano e Ivo Palitos, Kika Santos e Pedro Mourato nos coros. O resultado é uma canção-falada forte e orelhuda, que denuncia um dos grandes flagelos da nossa sociedade: a precariedade.

Nerve, Tilt e II-Bruto são os Escalpe e já têm música cá fora

THOMASIN‘ é o single de estreia de Escalpe, projeto que junta Nerve, Tilt e II-Bruto. Neste tema, o trio vai beber inspiração do cinema de Robert EggersThomasin é o nome da personagem principal de The Witch, e foi lançado numa noite a rigor: 31 de outubro. A antecipação para o lançamento de ‘Thomasin‘ era tremenda junto dos fãs de rap nacional,  e Escalpe não decepcionou.

Silente lança disco de estreia homónimo

Silente é a nova banda de Miguel Dias e Filipa Caetano, que contam com a colaboração do poeta e escritor Frederico Pedreira na composição. O disco, que viu esta semana a luz do dia, teve um longo período de maturação: de 2015 a 2019, a banda trabalhou-o sem pressas, dando espaço a um processo de experimentação. Em Silente, Miguel é instrumentalista e Filipa faz as vozes; para os arranjos finais, contaram com a participação de Miguel Gomes, Miguel Ramos e Miguel Ângelo. Por opção própria, os Silente não vão dar concertos, focando-se antes na gravação da segunda e última parte do projeto.

Lê também: Grammys mudam categoria ‘Músicas do Mundo’ por conotações colonialistas

Quarantine Sessions é o novo longa-duração de Cabrita

30 anos de carreira e, de repente, pausa. Um hiato no mundo inteiro obrigou (João) Cabrita a ficar em casa, mas nem tudo é mau. Do confinamento saiu um conjunto de oito músicas caseiras que compõem o disco Quarantine Sessions. Todo o processo foi homemade, incluindo os videoclipes que acompanham cada temas, realizados pelo próprio Cabrita.

Ece Canlı estreia-se a solo com o single ‘Animacia

Animacia‘ é o primeiro single editado por Ece Canlı. A canção é o primeiro contacto que a artista e investigadora, baseada no Porto, nos dá ao seu álbum de estreia, Vox Flora, Vox Fauna, a ser editado pela Lovers and Lollypops 27 de novembro. Fortemente alicerçada no experimentalismo, fruto de “artistas de várias áreas” e “da massa crítica gerada pela Escola de Belas Artes“, Ece Canlı aproxima-nos da natureza, o fio-condutor que liga as canções do disco.

Gods of Nothing‘ é o novo single de LEFT.

Depois de quatro singles lançados entre 2019 e 2020, LEFT. volta agora com ‘Gods of Nothing‘. O projeto de António Graça coloca-se entre a eletrónica e a art pop. A aposta na sobreposição de vozes e samples traz uma sonoridade clean e  mais calma do que a anterior, mas não menos expressiva. Assim, LEFT. vem conquistando o espaço no panorama da música nacional com as suas harmonias pop-eletrónica. O videoclipe é igualmente hipnotizante, com realização de Daniel Gordon, Edgar Esteves e Eduardo Filipe.

Mais Artigos
Euphoria
Crítica. ‘Euphoria’: A realidade pelos olhos de Jules (e Hunter Schafer)