Kanye West recebeu cerca de 60 mil votos nas eleições norte-americanas. O rapper anunciou em julho que iria entrar na corrida à Casa Branca como candidato independente. Embora não estejam ainda contados todos os votos em todos os estados, há a certeza de que os resultados são baixos num país onde mais de 160 milhões de cidadãos deverão ter votado este ano.
A Deadline avançou com alguns dados sobre o desempenho do cantor na tentativa de chegar à presidência. West, que investiu perto de 6 milhões de euros na sua campanha presidencial, conseguiu, como esperado, zero electoral votes e encontra-se no conjunto de candidatos do 5.º lugar para a frente, que no total receberam apenas 0,3% dos votos efetuados nestas eleições. A maioria do seu eleitorado esteve no Tennessee, com cerca de 10 mil votos.
O cantor anunciou no Twitter que esta seria a sua primeira vez a votar… e que o iria fazer em si próprio. “Deus é tão bondoso. Hoje vou votar pela primeira vez para eleger o Presidente dos Estados Unidos, e vai ser em alguém em quem verdadeiramente confio… em mim”, refere.
God is so good 😊 Today I am voting for the first time in my life for the President of the United States, and it's for someone I truly trust…me. 🇺🇸 🕊
— ye (@kanyewest) 3 de novembro de 2020
Segundo o The New York Times, West votou em Wyoming, onde passa grande parte do tempo no seu rancho. Depois de ter votado, colocou um vídeo no Twitter do seu boletim de voto.
KEEP BELIEVING KANYE 2020 Thank you Jesus Christ pic.twitter.com/OgFDGOCAOp
— ye (@kanyewest) 3 de novembro de 2020
Visto estar a concorrer como independente, Kanye West colocou um vídeo no Twitter a explicar, passo por passo, como proceder para votar.
HOW TO WRITE IN KANYE WEST pic.twitter.com/lY4BVdTmdm
— ye (@kanyewest) 23 de outubro de 2020
Embora tenha arrecadado alguns votos, o candidato terá de seguir procedimentos oficiais para torná-los efetivos. Monique Messe, porta-voz do Secretário de Estado do Wyoming, explicou à MarketWatch que o Estado não conta estes votos como oficiais, a menos que o candidato ganhe ou que preencha a documentação necessária e pague uma coima. Segundo Messe, Kanye West não seguiu nenhum destes procedimentos.
Segundo a mesma plataforma, Kanye West apelou ao voto a Califórnia, mas não submeteu qualquer tipo de documentação. Curiosamente, sem consultar West, o Partido Independente Americano (American Indpendent Party) nomeou-o como seu vice-presidente na Califórnia.
Contudo, Kanye West parece já ter abandonado as esperanças para esta eleição, numa altura em que a maioria dos Estados tem já os votos praticamente contados. Mas deixou uma mensagem – deve voltar a candidatar-se, anunciou no Twitter com uma foto sua e “KANYE 2024” como legenda.
KANYE 2024 pic.twitter.com/Zm2pKcn12t
— ye (@kanyewest) 4 de novembro de 2020
Editado às 21h55 de 4 de novembro