Circum-navegação de Fernão de Magalhães A Mais Longa Jornada
Fotografia: Fundação Nau Victória

RTP1 estreia documentário sobre ‘A Mais Longa Jornada’ da humanidade

A estação pública estreia esta segunda-feira (2) A Mais Longa Jornada, um documentário sobre uma viagem que começou há 500 anos pelo mar, com os seus limites e profundidades, e que hoje tem como ambição o espaço.

Quando o mundo se prepara para novas odisseias no espaço, a RTP assinala o quinto centenário do maior desafio alcançado no período Renascentista, a primeira viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães e Juan Sebastián Elcano.

Da autoria do realizador espanhol Manuel H. Martín, A Mais Longa Jornada estabelece um paralelo entre a primeira volta ao mundo por via marítima e a exploração espacial, identificando vários pontos em comum: sonhos, sacrifícios, aventuras e, acima de tudo, a jornada do Homem rumo a uma nova fronteira, mais distante e mais profunda.

Cinco séculos depois o Homem prepara-se para navegar até Marte, numa jornada onde o que importa é o que se aprende pelo caminho. Para muitos, a travessia a Marte será a jornada mais longa e épica já imaginada. A Mais Longa Jornada procura, a partir do presente, as chaves do passado e do futuro, oferecendo um diálogo entre historiadores e cientistas.

O documentário, com narração de José Rodrigues dos Santos, será exibido pela RTP1 na próxima segunda-feira (2), a partir das 22h30.

Lê também: Dona do Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF avança com despedimento coletivo
Mais Artigos
A Serra é a nova novela da SIC
‘A Serra’ volta a ser o programa mais visto em dia dominado pela SIC