Marcelo Rebelo de Sousa
Fotografia: Postal.pt

Resposta à Pandemia: Marcelo Rebelo de Sousa dá entrevista à RTP

O Presidente da República responde aos jornalistas numa altura em que discute o regresso do Estado de Emergência

Num momento em que o país conhece novas medidas de combate à propagação da Covid-19, Marcelo Rebelo de Sousa fala à estação pública. A entrevista ao Presidente da República acontece esta segunda-feira (2), logo a seguir ao Telejornal, com emissão simultânea RTP1RTP3.

Num momento em que a Pandemia da Covid-19 em Portugal implica novas medidas restritivas para o país e para os cidadãos é importante ouvir o que pensa o responsável máximo da Nação“, salienta a estação em comunicado.

Em foco estarão “as novas medidas restritivas anunciadas pelo Governo e a possibilidade de Portugal entrar de novo em Estado de Emergência“. A entrevista será conduzida pelo jornalista António José Teixeira, diretor de informação da RTP, em direto a partir do Palácio de Belém, a residência oficial do Presidente da República.

A entrevista terá início pelas 20h50, logo após o Telejornal, com transmissão simultânea na RTP1 e no canal informativo da estação, a RTP3.

Estado de emergência nas mãos de Marcelo

A entrevista do Chefe de Estado acontece dois depois de António Costa ter decretado, este sábado (31), o confinamento parcial de 121 concelhos do país, numa medida que abrange 70% da população continental. O primeiro-ministro apontou como critério para o confinamento a existência, nestes territórios, de um rácio de mais de 240 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Nos 121 concelhos abrangidos pelas novas restrições, passa a existir, a partir de quarta-feira (4), o dever cívico de recolhimento domiciliário. Para fazer face à escalada de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, vários autarcas têm pedido a imposição de recolher obrigatório nos seus concelhos, “figura legal que apenas pode ser aplicada sob estado de emergência, pois implica a limitação de direitos, liberdades e garantias“, frisa o jornal Público.

No discurso de sábado, após a reunião extraordinária do Conselho de Ministros, o primeiro-ministro remeteu para Marcelo Rebelo de Sousa “qualquer decisão sobre o regresso do estado de emergência, nos concelhos sinalizados pelo excesso de casos de covid-19“. “O país saberá já nesta segunda-feira o que pensa Marcelo Rebelo de Sousa“, frisa uma peça emitida na RTP, aludindo à entrevista ao Chefe de Estado.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Audiências Porto x Chelsea
Audiências. FC Porto volta a puxar TVI para a liderança