spotify

Spotify. Número de utilizadores ativos atinge novo recorde

A plataforma de streaming musical mais utilizada do mundo, o Spotify, atingiu um resultado inesperado, superando a marca dos 300 milhões de utilizadores ativos.

O Spotify anunciou esta quinta-feira (29) um crescimento de 29% de janeiro a setembro de 2020, sendo esse crescimento inesperado até pela própria empresa. Em utilizadores ativos, este crescimento traduz-se em 320 milhões.

É de salientar que 45% dos 300 milhões de utilizadores são assinantes pagos, refletindo um total de 144 milhões de utilizadores que pagam a aplicação mensalmente. Os assinantes pagos são a principal fonte de rendimento da empresa.

Este aumento de utilizadores pode ser justificado pelo confinamento imposto pelos governos de vários países de forma a evitar a propagação da pandemia da Covid-19, sendo que é afirmado que durante esse período as horas de consumo global superaram os níveis pré-pandemia.

No entanto, é importante referir que o aumento de seguidores não está diretamente ligado com um maior número de receitas, umas vez que o número de subscritores pagos diminui durante o período de confinamento. Tal aconteceu pois os utilizadores procuravam, provavelmente, reduzir os seus gastos depois de serem afetados pela pandemia.

Aposta em novos mercados

Além disso, uma outra razão que pode justificar este aumento abrupto de subscritores pode ser o facto de a plataforma de streaming musical sueca estar a expandir o serviço para novos mercados mundiais, entre eles, a Rússia e a Índia.

Daniel Ek, CEO da empresa disse à Reuters que a empresa está “à procura de acelerar muito mais o lançamento em mais mercados e com mais rapidez, com base no sucesso que tivemos na Rússia e na Índia”.

Até ao final de 2020, a empresa prevê um total de assinantes pagos entre os 150 e os 154 milhões, sendo que os executivos prevêem também um crescimento no negócio de publicidade, negócio esse que também tem vindo a aumentar depois de ter sido afetado pela pandemia.

O Spotify teve uma receita de 1,98 milhões de euros no terceiro trimestre de 2020. Assim, e apesar do lucro ser satisfatório, a empresa baixou as expectativas de receita de 2,2 mil milhões de euros para o fim do ano, uma vez que o lucro sofreu um abalo devido à pandemia.

Atualmente, o principal rival do Spotify é a Apple Music. A empresa sueca de streaming conta com mais do dobro de assinantes que a sua principal concorrente.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Amanda Seyfried em Things Heard and Seen
‘Things Heard and Seen’: thriller da Netflix mostra “o terror do casamento”