borat 2 jeanise jones
Fonte: BORAT SUBSEQUENT MOVIEFILM / AMAZON STUDIOS

Fãs angariam mais de 85 mil euros para ama de ‘Borat 2’

Após Jeanise Jones ter afirmado, em entrevista ao New York Post, que se sentiu “traída” pela produção do filme Borat 2, uma campanha de angariação de fundos foi criada em prol da ama que entrou no projeto.

Eles [elementos da produção] disseram-me que era um documentário para que esta jovem entendesse que ela tem direitos e que pode fazer tudo aquilo que um homem pode fazer”, lamentou Jones, de 62 anos. No filme, a ama é contratada por Borat para tomar conta da sua filha, Tutar. Apesar de ser uma curta participação, a personagem acaba por ser importante para a história por mudar a forma de pensar da rapariga. A ama refere ainda que nunca tinha ouvido falar do filme Borat nem de Sacha Baron Cohen, e que acreditava que a jovem tinha 14 ou 15 anos. A atriz búlgara Maria Balakova, que interpreta Tutar, tem, na realidade, 24 anos.

Jones afimou que se sentiu “traída” pois apenas lhe terá sido dito que Tutar era a filha menor de Borat, que a estaria a tentar casar com um americano. “Eu pensei, ela é do Terceiro Mundo e esse tipo de coisas acontece, vendem mulheres. E eu a pensar que aquilo era real (…)”, disse Jones. A ama também revelou que, após as gravações do filme “ficamos preocupados. Estivemos a rezar por ela e a pedir a Deus que a ajudasse e estávamos a fazer o que pensamos ser a coisa cristã a fazer”. Pela participação no filme, que pensou ser um documentário, Jones recebeu cerca de três mil euros.

Participação “veio do coração”

A produção do filmes encontrou Jeanise Jones através de Derrick Scobey, o pastor da Igreja Baptista de Ebezener, em Oklahoma City, nos Estados Unidos da América. Os responsáveis terão dito que precisavam de uma avó negra “atrevida” na casa dos 70 anos para participar num documentário, tendo acabado por escolher Jones, que tinha ficado desempregada devido à pandemia Covid-19. Scobey declarou que a participação no filme “não foi planeado por Jeanise. Tudo veio do coração”, salientando queela é uma das pessoas mais autênticas que já conheci“.

Após o lançamento e sucesso do filme, o pastor criou uma campanha de fundos online para ajudar a ama. O dinheiro obtido a favor da ama já terá ultrapassado os 85 mil euros.

Sacha Baron Cohen continua a interpretar Borat de forma impressionante.
Amazon Studios / Divulgação

Segundo a People, Sacha Baron Cohen, o protagonista e criador de Borat 2, terá doado cerca de 86 mil euros à comunidade de Oklahoma City, já depois da campanha estar aberta. Os fundos vão ser distribuídos pela Igreja Batista Ebenezer, a pedido de Jeanise. A verba destina-se a garantir necessidades essenciais como comida e habitação, e Scobey terá emfatizado que “nenhuma parte do dinheiro irá para a própria igreja”. “Fiquei maravilhado, mas não surpreendido, porque me disseram o tipo de coração que este homem tem”, reagiu Derrick Scobey. “Talvez sejam um pouco arriscadas, algumas das coisas no filme, mas ele tem um bom coração”.

 

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
André Anjos e Maria Mendes
Portugueses André Anjos e Maria Mendes nomeados para os Grammys 2021