Fotografia: Disney / Lucasfilm

‘The Mandalorian’: relembra o que aconteceu na primeira temporada

A segunda temporada de The Mandalorian chega esta sexta-feira (30) à Disney+. O Espalha-Factos faz um apanhado geral sobre o enredo da primeira temporada.

O universo de Star Wars continua a expandir-se e a série exclusiva da plataforma de streaming da Disney é, neste momento, um dos principais pontos de interesse para os fãs desta franquia. Com a chegada da Disney+ a Portugal em setembro deste ano e a poucos dias de estrear o primeiro episódio da segunda temporada, o Espalha-Factos recorda os principais momentos dos primeiros oito episódios da série The Mandalorian.

Quem é o protagonista da série?

O nome verdadeiro do Mandalorian, o mesmo que dá nome à série, é Din Djarin. Interpretado por Pedro Pascal, o protagonista é resgatado, em criança, pelo povo guerreiro de Mandalore e é educado sob os seu costumes. “This is the way” (‘Este é o caminho’ em português) é um dos motes do clã e resume, numa frase, a filosofia desta tribo na série.

Em adulto, Djarin é um caçador de prémios sem escrúplos e usa todos os métodos ao seu alcance para conseguir responder às necessidades dos seus empregadores. A ação da série decorre cinco anos depois dos acontecimentos de Return of the Jedi, o sexto episódio da recém intitulada saga Skywalker. Isto significa que o Império de Palpatine foi derrubado pela Rebelião e o universo de Star Wars encontra-se num período de transição onde a Nova República ainda está a ser implementada.

No primeiro episódio, o Mandalorian aceita o que aparenta ser mais um trabalho típico para um caçadores de prémios. Inesperadamente, Djarin trabalha em equipa com IG-11, um robô também caçador de prémios e altamente perigoso para quem lhe fizer frente. Quando está prestes a resgatar o “ativo” da missão ordenada pela personagem apenas conhecida como “O Cliente”, o Mandalorian atraiçoa o robô IG e depreende que a criatura é de pequenas dimensões. Djarin não reconhece mas o espectador apercebe-se que a criatura é da mesma raça de Yoda, um dos mais poderosos seres a controlar a Força, o elemento “que rodeia e penetra” e “une a galáxia”.

“A Criança” é mesmo o Yoda bebé?

A primeira temporada não apresenta nenhuma confirmação de que “a Criança” possa ser, de facto, Yoda em bebé. É de recordar que essa personagem acaba por perecer e se transformar num espírito Jedi. “O Cliente”, personagem interpretada pelo ator Werner Herzog, refere que a criatura tem 50 anos tendo em conta a escala humana. É fácil encontrar o nome Baby Yoda em pesquisas nas redes sociais mas é, desde a primeira instância, apenas a alcunha que os fãs lhe deram.

É no final do primeiro episódio que “a Criança” se torna num dos focos principais que propulsiona o enredo. Djarin apercebe-se que a criatura tem a Força (apesar do não ter noção sobre o que este conceito mitológico significa).

Quando o Mandalorian entrega a criatura ao “Cliente”, acaba por arrepender-se, e depois de um novo resgate face aos guardas do Império desvanecido, Djarin volta a obter a guarda da pequena criatura.

Baby Yoda Disney+
Fotografia: Divulgação

Quem é o vilão?

O Mandalorian continua a sua jornada para tentar descobrir a identidade e o possível propósito da “Criança”. Djarin encontra alguns obstáculos no seu caminho e vai criando uma relação de empatia com a criatura.

Na sua jornada, Djarin estabelece parcerias com Cara Dune, uma ex-soldado da Aliança rebelde e Greef Karga, um membro da guilda dos caçadores de prémios ao qual o Mandalorian pertence (interpretados por Gina Carano e Carl Weathers, respetivamente).

Quando a cidade onde Karga vive se encontra em custódia das forças imperiais do “Cliente”, o mesmo requisita a ajuda do Djarin com um plano que implica a devolução da criatura da mesma raça que Yoda, mas que, na verdade, é apenas um engodo por parte do grupo.

The Mandalorian
Fotografia: Divulgação

As negociações correm mal provocando a morte da persongem conhecida como “Cliente”. No entanto, surge Moff Gideon (Giancarlo Esposito) um ex-comandante das forças imperiais e principal interessado na “Criança”.

Após um curto confronto com Djarin numa nave Tie Fighter, Gideon acaba por ser derrotado e o trio consegue escapar com a pequena criatura. Na última cena da primeira temporada, Moff Gideon é visto a sair dos escombros da sua nave destruída, usando um sabre de luz negra.

A segunda temporada promete dar que falar e as especulações estão ao rubro nas redes sociais. O primeiro episódio estreia já esta sexta-feira (30) no Disney+.

Mais Artigos
Simone de Oliveira
Simone de Oliveira deixa o elenco da próxima novela da SIC