Listen
Fotografia: NOS Audiovisuais

‘Listen’. Filme de Ana Rocha de Sousa foi o mais visto na semana de estreia

Os dados do ICA revelam que a bilheteira nacional recuperou face às semanas anteriores

Em semana de estreia, Listen, de Ana Rocha de Sousa, foi o filme a levar mais espectadores às salas de cinema, indicam os dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) relativos à semana de 22 a 28 de outubro.

13.511 espectadores, espalhados por 73 salas no país, foram ver o filme premiado com seis distinções (ao todo) na edição deste ano do Festival de Veneza, com receitas a ascender aos 76 mil euros. O drama protagonizado por Lúcia Moniz, inspirado em factos reais, conta a história de uma família portuguesa emigrada no Reino Unido, a quem os serviços sociais lhe retira os três filhos menores por suspeita de maus tratos.

O último filme nacional a ser o mais visto na tabela semanal foi Variações , no ano passado. O projeto de João Maia esteve duas semanas a liderar, entre final de agosto e início de setembro.

Listen
Fotografia: Divulgação

Muito distante de Listen ficou o segundo mais visto, também na semana de estreia. Ava teve 8.462 espectadores, com uma receita a rondar os 47 mil euros. No entanto, estes valores chegaram para superar o líder dos últimos tops semanais – na anterior, Greenland – O Último Refúgio foi visto por cerca de 6 mil pessoas.

O mesmo filme, que recebeu a preferência dos espectadores nas últimas quatro semanas, fechou o pódio desta semana ao alcançar 5.148 espectadores. Em cinco semanas de exibição nas salas de cinema portuguesas, a película de Ric Roman Waugh alcançou um valor em bilheteira superior a 300 mil euros; mais de 53 mil pessoas viram a longa-metragem.

Em termos acumulados, na lista dos 20 filmes mais vistos, Tenet continua a ser o filme com mais espectadores e mais receita de bilheteira desde a estreia. Em 57 dias de exibição, perto de 147 mil pessoas assistiram à longa-metragem, com uma quantia arrecadada acima dos 883 mil euros. Apenas 13 dos 20 filmes superaram a fasquia dos mil espectadores semanais.

Portugueses foram mais ao cinema

Desde o início de outubro a cair, o número de espectadores nas salas de cinema portuguesas voltou a subir esta semana. 53.900 pessoas foram ao cinema, originando receitas próximas dos 300 mil euros. Em termos percentuais, a subida de espectadores e de receita foi superior a 30% face à semana anterior.

Para além de Listen, há um filme português e outro francês realizado por um luso-descendente a entrar na lista dos 20 filmes mais vistos. O Ano da Morte de Ricardo Reis surge na 14.ª posição, com 832 espectadores na terceira semana de exibição. Ao todo, perto de 11 mil pessoas já viram a película de João Botelho. Já Miss, de Ruben Alves, realizador de A Gaiola Dourada, entrou diretamente para o 12.ºlugar, com 1.050 pessoas a verem o projeto no único dia de exibição.

No segmento de animação, Liga dos Amigos Fantásticos continua a ser o melhor colocado na tabela geral, mantendo-se como quarto mais visto. O outro representante no top, Capitão Dentes de Sabre e o Diamante Mágico, desceu um lugar para a 13.ª posição.

Mais Artigos
Programas que falharam em Portugal: Jogo de Todos os Jogos
8 adaptações de formatos de sucesso que não resultaram em Portugal