Tenet
Fotografia: Warner Bros./Divulgação

Warner Bros garante que aposta em ‘Tenet’ durante a pandemia “não foi um sucesso”

Tenet chegou às salas de cinema no final de agosto, com a missão de ajudar a relançar o cinema após o confinamento. No entanto, dois meses depois, os estúdios afirmam que o novo filme de Christopher Nolan não foi um sucesso.

O thriller de ação e ficção científica de Christopher Nolan começou por estrear em alta fora dos EUA, com 44 milhões de euros de receitas na primeira semana. O sucesso exterior acabou por provocar um sentimento de esperança para a Warner Bros, que declarou estar a encarar este retorno como uma maratona e não um sprint.

No entanto, foi quando o filme estreou nos EUA  e no Canadá, uma semana mais tarde, que o sentimento de esperança começou a esvanecer: os números de infeções por COVID-19 continuavam elevados, obrigando os cinemas de Nova Iorque e da Califórnia a fecharem. Este fecho foi decisivo uma vez que estas duas cidades representam 25% da receita total de bilheteira.

Assim, até agora, Tenet arrecadou apenas 42,6 milhões de euros nos EUA e 290 milhões de euros a nível mundial, sendo que teriam sido necessários arrecadar 380 e 420 milhões de euros, respetivamente, para o filme ser considerado um sucesso comercial.

Lê também: Crítica. ‘Tenet’: Christopher Nolan é grandioso mesmo quando dá um passo atrás

John Stankey, diretor geral da AT&T, que detém alguns ativos do estúdio Warner Bros, afirmou, durante uma conferência com investidores, que “não vos posso dizer que saímos da experiência de Tenet a dizer que foi um sucesso“, defendendo que apesar do lançamento da produção de 130 filmes estar a correr bem, a situação do mercado de exibição nos cinemas nos próximos tempos ainda é desconhecida.

Ainda durante a conferência, Stankey afirmou que apesar dos resultados de bilheteira, a experiência não pode ser encarada negativamente, declarando até que “estou feliz por termos feito isto. Acho que a equipa foi incrivelmente criativa. Acho que aprendemos algumas coisas sobre o que podemos fazer“.

A próxima grande estreia do estúdio Warner Bros será Mulher-Maravilha 1984 que, de acordo com o diretor geral da AT&T, irá poder ser vista perto da época do Natal. No entanto, o mesmo afirma que “estamos a prever que isto vai ser incrivelmente agitado […] Não estamos otimistas, não esperamos uma grande recuperação nos cinemas no início do ano que vem“.

Dois meses após o lançamento, Tenet ainda pode ser visto nas salas de cinema portuguesas.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Clara de Sousa e Ricardo Araújo Pereira sic
SIC lidera dia com Big Brother fora do top5