Dia de Cristina TVI
Fotografia: TVI / Divulgação

Cristina Ferreira em quarentena após contacto com Bárbara Bandeira

Cristina Ferreira está em quarentena depois de ter tido contacto, no último Dia de Cristina, com Bárbara Bandeira, que está infetada com Covid-19.  A própria apresentadora esclareceu a situação, na sua página oficial de Instagram.

Bárbara Bandeira foi convidada do @diadecristinatvi na passada quarta-feira e hoje anunciou que tinha testado positivo. Ainda ontem, e quando soubemos da possibilidade, tomamos todas as medidas indicadas como essenciais nestes casos“, refere Cristina Ferreira. A diretora para o entretenimento e para a ficção da TVI garante que “avisamos todas as pessoas que tiveram contacto com ela [Bárbara Bandeira] para ficarem atentos“.

View this post on Instagram

ESCLARECIMENTO Bárbara Bandeira foi convidada do @diadecristinatvi na passada quarta-feira e hoje anunciou que tinha testado positivo. Ainda ontem, e quando soubemos da possibilidade, tomamos todas as medidas indicadas como essenciais nestes casos. Avisamos todas as pessoas que tiveram contacto com ela para ficarem atentos, eu fiquei imediatamente em isolamento e aguardamos agora os dias recomendados para fazer o teste uma vez que não tenho sintomas. Fiz ontem um teste serológico que deu negativo. Mas a recomendação é que se repita 3 dias depois do contacto. Já falei com a Bárbara que está bem, com sintomas ligeiros. O meu beijinho para ela. Estejam todos atentos. Este, como dizem as autoridades de saúde, é um período de picos de infeção, e devemos estar resguardados. Se a minha situação se alterar voltarei para vos dar notícias.

A post shared by Cristina Ferreira (@dailycristina) on

Cristina Ferreira refere que fez um “teste serológico que deu negativo“. De referir que um teste serológico serve para detetar a presença de anticorpos e, dessa forma, revelar se uma pessoa tem imunidade depois de a infeção ter passado. Portanto, este resultado não é utilizado para diagnóstico.

O diagnóstico é feito através da recolha de amostras nasais e da orofaringe (garganta) com uma zaragatoa. Segundo a Direção Geral da Saúde, para contactos de alto risco considerados pelas autoridades de saúde de uma pessoa com um indivíduo infetado, está recomendado o cumprimento de um período de quarentena de 14 dias.

Bárbara Bandeira tinha ido ao Dia de Cristina para relembrar o programa de pequenos cantores onde apareceu pela primeira vez, Uma Canção para Ti, e interpretar um tema musical com David Gomes e Miguel Guerreiro, também antigos concorrentes.

A própria cantora já confirmou na sua página de Instagram que está infetada. Bárbara Bandeira afirma que teve alguma sintomatologia que a levou a fazer o teste e pede aos seus seguidores que “reduzam ao máximo o número de contactos sociais e que saibam que estamos todos juntos nesta fase tão difícil que, espero eu, há-de passar em breve”.

Ao contrário da quarentena aplicada aos contactos de alto risco, mas sem diagnóstico da infeção, o isolamento é declarado para as pessoas infetadas. A norma da DGS recentemente alterada aponta que doentes assintomáticos ou dos que têm doença ligeira ou moderada são considerados como recuperados ao fim de 10 dias, desde que, nos casos com sintomas, estejam sem usar antipiréticos durante três dias consecutivos e com “melhoria significativa dos sintomas“.

View this post on Instagram

Meus amores, como sabem prefiro sempre que saibam as coisas por mim, por isso venho dizer-vos que eu sou mais uma entre os milhares de portugueses que testaram positivo à COVID desde a chegada desta pandemia. Temos a tendência natural de achar que só acontece aos outros mas a verdade é que o vírus é real e que também eu fui apanhada nesta fase em que Portugal atinge um enorme pico de infeções. Peço-vos que tomem conta de vocês e dos vossos. Que reduzam ao máximo o número de contactos sociais e que saibam que estamos todos juntos nesta fase tão difícil que, espero eu, há-de passar em breve. Comecei a ter alguns sintomas mas estou tranquila. Vou dando notícias por aqui para diminuir a vossa preocupação. ❤️

A post shared by Bárbara Bandeira 🦋 (@barbarabandeiraa) on

Atriz da TVI infetada

Esta semana, houve outro caso confirmado na estação de Queluz de Baixo. Angie Costa, atriz que integra o elenco da novela Bem me Quer, testou positivo para a Covid-19 e isso obrigou à suspensão das gravações da novela, que estreia na próxima segunda feira (26). “A Plural foi informada hoje de manhã [quinta-feira, 22 de outubro] que a Angie Costa deu positivo para a Covid e ao longo de dia estão a ser testados todos aqueles que estiveram em contacto mais direto com ela“, comunicou a produtora.

A atriz referiu, nas redes sociais, que apresenta sintomatologia ligeira e encontra-se a cumprir isolamento em casa. Para além de apelar às medidas de prevenção de contágios, a também influencer agradeceu aos profissionais de saúde e à estação de Queluz de Baixo pelo acompanhamento que lhe têm dado. “Estou em permanente contacto com os profissionais de saúde, que têm sido incríveis. Obrigada à TVI e à Plural pelos cuidados que têm tido“, salienta Angie Costa.

View this post on Instagram

Neste momento estou em casa, com alguns dos sintomas e sob observação. Testei positivo à COVID-19. Tenho tido todos os cuidados e mesmo assim aconteceu. Pessoal, tenham mesmo cuidado e estejam atentos. Respeitem as medidas em vigor e limitem o contacto com os outros. A única forma de impedir a propagação do vírus é através do respeito “rigoroso” das regras. Lavem bem as mãos e mantenham uma distância de 2 metros dos outros. A qualquer sintoma que apareça, não hesitem em ir fazer o teste. Estou em permanente contacto com os profissionais de saúde, que têm sido incríveis. Obrigada à TVI e à Plural pelos cuidados que têm tido. Esta é a nova normalidade. Agora é descansar para quando voltar, voltar com o triplo da força. ❤️ Vou-vos pondo a par.

A post shared by Angie Costa (@angeladscosta) on

No canal do grupo Media Capital, também o subdiretor de informação, Joaquim Sousa Martins, e a atriz da novela Amar Demais, Madalena Brandão, foram infetados, estando já recuperados. Curiosamente, o jornalista esteve no último Dia de Cristina, a falar do o período em que esteve infetado. O jornalista referiu que inicialmente “sentia o nariz tapado, dor de cabeça… Achei que não era nada de especial. No dia seguinte, estava igual, mas sentia-me mais cansado”.

O moderador do extinto programa Prolongamento, refere que “quando soube do resultado positivo, fiquei tranquilo“. No entanto, o mais difícil veio depois. “Nunca me senti tão doente, sem força, exausto. Passei mal uma semana. Depois comecei a recuperar mas continuava cansado“, refere o jornalista, que, acordava “todos os dias a pensar: ‘Como vou estar hoje? Será que vou ter problemas respiratórios?’“.

Mais Artigos
Mão de Midas
‘Mão de Midas’. Um mistério por resolver no novo sucesso espanhol da Netflix